• Menu
  • Menu
Av. Borges de Medeiros

Qual a melhor época para visitar Gramado?

Um destino com cenários exuberantes, arquitetura charmosa, gastronomia farta e uma infinidade de atrações para todos os gostos. Qualidades é o que não falta para Gramado, na Serra Gaúcha. A pequena cidade com pouco mais de 30 mil habitantes chega a atrair mais de 6 milhões de turistas anualmente e não é difícil entender o por que.

Uma das principais questões que surge para aqueles que estão pensando em visitar o destino pela primeira vez é: qual a melhor época para conhecer Gramado? Essa é uma perguntar que atormenta inúmeros viajantes, e uma bem difícil, diga-se de passagem, pois Gramado possui atrações incríveis o ano inteiro! Por isso, preparamos este pequeno guia para te ajudar a decidir qual é a melhor época para você conhecer a cidade!

Janeiro e Fevereiro

As primeiras semanas do ano em Gramado marcam o final do Natal Luz, quando ainda é possível acompanhar as atividades do maior Natal do mundo e se encantar com a decoração. Após este momento, a cidade fica bastante tranquila e com o fluxo menor de visitantes, você pode aproveitar as principais atrações com calma, no seu ritmo.

Nos primeiro meses do ano, as atividades ao ar livre ganham destaque! O verão serrano conta com temperaturas mais amenas de manhã e a noite, mas os termômetros podem chegar facilmente aos 30°c durante a tarde. O sol aparece quase todos os dias e a chuva, na maioria das vezes, vem em forma de pancadas, que duram apenas alguns minutos. Este clima é perfeito para conhecer lugares como o Lago Negro e o Le Jardin Parque de Lavanda. Você pode até mesmo se aventurar no parques ecológicos da região, como o Ecoparque Sperry, que conta com trilhas, cascatas e áreas de banho.

Em resumo, esse período é perfeito para aqueles que desejam aproveitar com calma e tranquilidade o que a Serra Gaúcha tem a oferecer, principalmente se forem as atividades em meio a natureza. Apenas tome nota de um detalhe: alguns estabelecimentos fecham durante algumas semanas neste momento, mas a grande variedade de opções gastronômicas não vai deixar você passar fome na cidade.

Gramado - Lago Negro
Gramado - Borges de Medeiros
Igreja Matriz de Gramado

Março, Abril e Maio 

Esses três meses são marcados por dois grandes eventos na cidade, a Páscoa em Gramado e a Festa da Colônia. Enquanto no primeiro, ovos de chocolate gigantes e coelhos coloridos tomam conta das ruas da cidade no final de março e início de abril, o segundo acontece em maio e celebra as tradições dos primeiros moradores da Serra Gaúcha. Um evento mais voltado ao público da cidade, mas perfeito para você que quer conhecer um pouco mais sobre as origens de Gramado e, de quebra, saborear as deliciosas iguarias coloniais.

O clima neste período é de outono. Os plátanos decoram a cidade com suas folhas amareladas e as temperaturas começam a cair, trazendo aquele clima romântico que só Gramado é capaz de proporcionar. A neblina toma conta das manhãs, mas as temperaturas são bastante agradáveis a tarde, ideal para aqueles que querem sentir o friozinho da serra, mas não se dão bem com temperaturas muito baixa. Se você é desses, já pode ir programando a sua viagem para estes meses.

Páscoa - Rua Coberta
Páscoa em Gramado

Junho, Julho, Agosto 

O inverno chegou a Gramado! O período de férias escolares também marca um maior fluxo de visitantes na cidade. Porém, não tem como negar que Gramado fica realmente especial nesse período.

O mês de junho é marcado pelo frio, com a vantagem de ainda não ter muito movimento, o que vai mudando conforme nos aproximamos de julho, o momento com maior probabilidade de neve. Porém, o evento não é tão comum quanto você imagina e costuma ocorrer durante a madrugada, quando as temperaturas estão mais baixas. Nem por isso você precisa ficar triste, sempre é possível se divertir no Snowland, primeiro parque de neve indoor da América Latina, em qualquer momento do ano!

Agosto é o mês do glamour, quando grandes nomes nacionais e internacionais da sétima arte viajam até a cidade para prestigiar o Festival de Cinema de Gramado. A Rua Coberta recebe o famoso tapete vermelho e o Kikito, deus da alegria e boas energias (além de ser o principal símbolo do festival), passa a fazer parte da decoração da cidade. Você pode até mesmo fazer uma selfie ao lado da maior premiação do evento.

A pedida para este período é aproveitar as atrações fechadas, como algum dos inúmeros museus, fazer um tour pelas fábricas de chocolate artesanal, ou se deliciar com as sopas e fondues junto aquela pessoa especial durante as noites geladas da Serra Gaúcha.

Melhor época para ir pra Gramado
Gramado - Festival de Cinema
Gramado - Snowland

Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro

Em setembro as temperaturas já começam a subir, mas em compensação, este mês marca o período de chuvas na cidade. Mesmo assim, a estação tem seus encantos. O inicio da primeira deixa os canteiros e jardins de Gramado ainda mais coloridos, proporcionando uma decoração natural e cores belíssimas.

Conforme outubro vai se aproximando, já é possível sentir uma certa magia tomando conta das ruas da cidade. É o maior natal do mundo que está prestes a começar!

Com mais de 80 dias, o Natal Luz se consagra como o evento natalino com maior duração do planeta. Começando no final de outubro e tomando conta de todo o último trimestre do ano, a celebração comemora a data especial da melhor forma possível. Pinheirinhos e luzes conquistam os olhos, enquanto espetáculos emocionantes tocam nossos corações.

Este é o período ideal para aqueles que desejam aproveitar toda a magia que a cidade é capaz de oferecer, porém, é necessário um pouco mais de paciência para curtir a viagem. As principais atrações da Serra Gaúcha recebem um grande número de pessoas, enquanto alguns restaurantes lotam nos horários de maior movimento, chegando a ter filas de espera com mais de duas horas.  Nada que pouco de organização não resolva e, dessa forma, você conseguirá desfrutar do seu passeio sem dores de cabeça.

Gramado - Natal Luz
Gramado - Natal Luz
Gramado - Natal Luz
Gramado - Natal Luz
Gramado - Natal Luz

Então, já sabe qual é o melhor momento para você conhecer Gramado? Conta para a gente nos comentários!

Outros posts sobre Gramado:

O que fazer em Gramado em 3 dias
Tudo o que você sempre quis saber sobre Gramado!
10 hotéis para se hospedar em Gramado
Saiba tudo sobre o Natal Luz de Gramado
Como é o clima em Gramado/RS: mês a mês
Qual a melhor época para visitar Gramado/RS?
O que levar na mala ao visitar Gramado?

Booking.com
Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 28 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *