• Menu
  • Menu

Como é o clima em Gramado/RS: mês a mês

Pensando em conhecer Gramado? Ao organizar a viagem, uma das principais dúvidas que surge é como vai estar o clima durante a sua visita. Para te ajudar, montamos este guia completo, mês a mês, para você saber o que esperar do tempo neste destino encantador.

Eleito como o segundo melhor destino do Brasil pelo TripAdvisor, Gramado atrai mais de 6 milhões de turistas anualmente. Basta uma rápida pesquisa na internet para entender o por que. Paisagens simplesmente deslumbrantes, a charmosa arquitetura européia e a farta gastronomia, que promete acabar com qualquer dieta, transformam a cidade em um destino único.

A 830 metros de altitude, a cidade é reconhecida pelo clima frio, neblinas e a famosa neve. Porém, no verão, os termômetros batem facilmente os 30° c, e as variações de temperatura são bastante comuns proporcionando, as vezes, clima de verão e inverno no mesmo dia.

Mesmo assim, os meses tendem a seguir um padrão que você pode levar em consideração na hora de fazer as malas. Confira:

Janeiro

Temperatura média de 20,7°c, com mínimas chegando a 15°c e máximas em torno de 30°c

Volume de chuvas: 168 mm

Janeiro marca o final do Natal Luz então, se você visitar a cidade nas primeiras semanas do ano, poderá ver toda a decoração e acompanhar os principais shows do evento com um pouco menos de fluxo de turistas. Quanto ao clima, o verão na Serra Gaúcha pode ser bem quente, o que ocasiona as famosas “pancadas” de chuva, que surgem de uma hora para a outra e vão embora tão rápido quanto. Mesmo que isso não vá estragar o seu passeio, o ideal é ter sempre um guarda chuva em mãos.

Clima em Gramado

Fevereiro

Temperatura média de 20,1°c, com mínimas chegando a 15,4° e máximas em torno de 27°c

Volume de chuvas: 168 mm

O verão continua mantendo as temperaturas altas em fevereiro, podendo fazer bastante calor ao longo do dia. Assim como o primeiro mês do ano, as pancadas de chuva são frequentes. Por outro lado, as atrações estão mais vazias, e os preços nos hotéis são mais baixos. Porém fique atento, alguns estabelecimentos e parques fecham para manutenção e reformas. A dica aqui é fazer um roteiro com antecedência e confirmar os horários de atendimento com cada estabelecimento que você deseja visitar.

Gramado: Mês a mês

Março

Temperatura média de 18,2°c, com mínimas chegando a 13 °c e máximas em torno de 25°c

Volume de chuvas: 184 mm

O outono começa a dar as caras em março. Ao longo do dia, as temperaturas mais amenas convidam para uma caminhada pelas ruas de Gramado e, durante a noite, já é bom ir usando alguns cobertores a mais. Preste atenção, este é o segundo período mais chuvoso do ano, com semanas inteiras de chuva. Se você vai vir nesta época e deseja conhecer as atrações naturais da Região das Hortênsias, é bom ficar de olho na previsão do tempo.

Temperatura em Gramado

Abril

Temperatura média de 15,4°c, com mínimas chegando a 11°c e máximas em torno de 24°c

Volume de chuvas: 154 mm

A época mais doce para visitar a Serra Gaúcha. A Páscoa em Gramado toma conta das ruas, trazendo coelhos alegres, ovos coloridos e muito chocolate.  Abril registra um volume menor de chuvas, porém já reserva noites geladas, uma prévia do que o inverno vai trazer. Toucas e cachecóis já passam a fazer parte do look dos visitantes.

Melhor época para ir a Gramado

Maio

Temperatura média de 13°c, com mínimas chegando a 8°c e máximas em torno de 23°c

Volume de chuvas: 143 mm

Folhas amareladas e ventos gelados fazem de maio o mês perfeito para quem deseja curtir o friozinho da Serra Gaúcha, mas não se dá muito bem com baixas temperaturas. Aqui predominam os dias ensolarados, com aquelas paisagens simplesmente incríveis proporcionadas pelas cores do outono. Uma dica é a Festa da Colônia, que acontece neste período, trazendo as tradições dos primeiros moradores da Serra Gaúcha para a Expogramado, em uma celebração aberta ao público, com muita música, comidas típicas e diversão!

Outono em Gramado

Junho

Temperatura média de 12,2°c, com mínimas chegando a 5°c e máximas em torno de 20°c

Volume de chuvas: 175 mm

As chuvas voltam a dar a cara para recepcionar o inverno. Manhãs geladas com neblina são bastante comuns neste período. A pedida aqui é trazer casacos mais pesados e planejar o roteiro com foco nas atrações internas, como a Rua Coberta, os museus e o Snowland. Este mês é perfeito para curtir o frio serrano, antes de começar a alta temporada.

Snowland Gramado

Julho

Temperatura média de 11°c, com mínimas chegando a 3°c e máximas em torno de 18°c

Volume de chuvas: 163 mm

A alta temporada de Gramado é também o período mais frio do ano. As chuvas reduzem um pouco, permitindo que você possa aproveitar um mais as atrações ao ar livre da Serra Gaúcha. Para a noite, a dica é se agasalhar bem e saborear um delicioso fondue. Aqui também é o momento ideal para quem deseja realizar o sonho de ver a neve, evento que tem mais chances de ocorrer na metade do mês, geralmente durante a madrugada.

Inverno em Gramado

Agosto

Temperatura média de 12°c, com mínimas chegando a 4°c e máximas em torno de 19°c

Volume de chuvas: 170 mm

Glamour e fama marcam o mês de agosto em Gramado. O Festival de Cinema traz os maiores nomes nacionais e latino americanos da sétima arte para a cidade. O frio também marca presença no tapete vermelho, então, se você deseja acompanhar as premiações, esteja preparado para encarar ventos gelados e muita neblina.

Festival de Cinema de Gramado

Setembro

Temperatura média de 14°c, com mínimas chegando a 8°c e máximas em torno de 22°c

Volume de chuvas: 197 mm

Setembro é o período de chuvas em Gramado. Roupas impermeáveis e capas de chuvas serão suas principais aliadas durante a sua visita neste mês. Por outro lado, as temperaturas começam a subir, oferecendo um clima agradável para os seus passeios, que serão ainda mais coloridos devido as flores que desabrocham para recepcionar a primavera.

Lago Negro

Outubro

Temperatura média de 16°c, com mínimas chegando a 11°c e máximas em torno de 25°c

Volume de chuvas: 177 mm

Além de um aumento nas temperaturas, outubro também marca o início do maior Natal do mundo! O Natal Luz é um dos principais eventos do país e atrai milhões de turistas até a Gramado. O clima que você vai encontrar por aqui neste período é a constante variação de temperaturas. Manhãs geladas se descortinam em tardes ensolaradas, que resultam em noites agradáveis, perfeitas para fazer um lanche na Rua Coberta.

Igreja Matriz de Gramado

Novembro

Temperatura média de 18°c, com mínimas chegando a 13°c e máximas em torno de 27°c

Volume de chuvas: 136 mm

Os termômetros continuam subindo em novembro, dando um gostinho do que esperar do verão em Gramado. As chuvas reduzem e o sol aparece quase todos os dias. Esse é um ótimo momento para conferir os encantos do Natal Luz, sem tanto movimento, e aproveitar as atrações ao ar livre na Serra Gaúcha.

Gramado no Verão

Dezembro

Temperatura média de 20°c, com mínimas chegando a 15°c e máximas em torno de 30°c

Volume de chuvas: 163 mm

Dezembro é, sem sombras de dúvidas, o período mais movimentado em Gramado. O clima de verão predomina, com dias quentes e noites agradáveis. Acredite, não é nem um pouco difícil os termômetros baterem os 30°c, então traga bastantes roupas leves, mas mantenha aquele casaquinho por perto.

Natal Luz de Gramado

Outros posts sobre Gramado:

O que fazer em Gramado em 3 dias
Tudo o que você sempre quis saber sobre Gramado!
10 hotéis para se hospedar em Gramado
Saiba tudo sobre o Natal Luz de Gramado
Como é o clima em Gramado/RS: mês a mês
Qual a melhor época para visitar Gramado/RS?
O que levar na mala ao visitar Gramado?

Booking.com

Já decidiu quando virá visitar Gramado? Lembrando que as informações mencionadas aqui são apenas uma média do que tende a acontecer em cada mês, podendo variar durante a sua visita.

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 28 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *