• Menu
  • Menu
Visto Americano

Visto americano: saiba como tirar o seu

O visto americano assusta muitos turistas que desejam conhecer as terras do Tio Sam. Para você não fazer feio e conseguir o seu com tranquilidade, preparamos este passo a passo com tudo que o você precisa saber para garantir o documento.

Só de falar as palavras “visto americano” já causa um arrepio em muitos viajantes. O documento é um requisito básico para entrar nos Estados Unidos, sendo necessário garantir o mesmo ainda em terras nacionais, caso contrário você nem entra no avião.

O processo, entretanto, é mais simples do que parece, porém precisa de atenção para ocorra bem. Antes garantir o seu documento, é fundamental saber qual é o tipo que você vai precisar.

Quais são os tipos de visto americano?

Visto B-1

Este visto é destinado para visitantes a negócio. Ele só é emitido com a certeza de que nenhum trabalhador americano irá perder seu emprego e que os trabalhos realizados no país não serão pagos através de uma fonte monetária americana.

Visto B-2

Este é o visto destinado aos turistas. O documento tem validade de 10 anos mas, mesmo assim, o tempo de permanência é definido pelo oficial da imigração (geralmente é 6 meses).

Visto C-1

Este é o visto necessário para os viajantes que só estão de passagem pelo país e não vão ficar muitas horas em solo americano.

Visto F-1/F-2

Documento necessário para estudantes em instituições aprovadas pelo Serviço de Imigração. É necessário comprovar o vínculo com o país de origem e de condição financeira, provando que o mesmo pode ficar nos Estados Unidos sem precisar trabalhar.

Visto J-1/J-2

Conhecido como visto de intercâmbio, ele é destinado a estudantes de pós-graduação e acadêmicos patrocinados por universidades como docentes temporários ou estagiários.

Visto M-1/M-2

Dedicado a estudantes que pretendam estudar em alguma instituição acadêmica nos Estados Unidos.

Qual é o passo a passo para tirar o visto americano?

Conhecendo os tipos de vistos, é hora de conferir o passo a passo para garantir o seu documento.

1. Preencher o formulário de Visto DS-160

O primeiro passo para garantir o seu visto americano é preencher o formulário DS-160. O processo é totalmente online. Ao entrar no site, você escolhe o centro de atendimento mais próximo de você. Atualmente apenas Recife, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo contam com o serviço no Brasil.

Com o centro de atendimento escolhido, o site vai gerar um código de atendimento. Anote-o, pois é através dele que você vai acessar o formulário posteriormente. O importante aqui é prestar atenção para evitar erros na hora de preencher o formulário.

DS-160

2. Pagamento

Após o formulário estar devidamente preenchido, é necessário pagar a taxa para emissão do documento. O valor varia conforme o tipo de visto e situação do solicitante. Você pode conferir todos os detalhes atualizados através deste link. Para realizar o pagamento, é necessário criar uma conta neste site.

É possível pagar a taxa através de boleto ou cartão de crédito internacional. Lembrando que o valor é em dólares.

3. Agendar a entrevista e a coleta de dados no CASV

Após o prazo de confirmação do pagamento, que geralmente leva em torno de 2 dias úteis, você pode agendar a entrevista no centro de atendimento e a coleta de digitais e foto no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto).

Aqui é importante guardar o “nosso número”do boleto, ou numero do pedido para pagamento com cartão de crédito, da taxa de emissão. É com ele que você agenda a entrevista e a coleta através do site.

4. Coleta de digitais e foto

Com o passaporte, confirmação de preenchimento do DS-160 e confirmação de agendamento em mãos, compareça ao CASV para a coleta de digitais e tirar a foto para o visto americano.

Pessoas acima de 66 anos ou com até 15 anos não precisam realizar a coleta de impressões digitais. Porém, é necessário entregar uma fotografia 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento.

5. Entrevista

A parte mais temida, a famosa entrevista. Os documentos necessários aqui são os mesmos da coleta: passaporte, confirmação de preenchimento do DS-160 e confirmação de agendamento.

Assim como a coleta, pessoas acima de 66 anos e menores de 15 anos estão dispensados dessa etapa, porém podem ser chamadas caso o consulado ache que seja necessário.

Não fique nervoso na hora, seja sincero e honesto o tempo inteiro. Atualmente 96% das solicitações de vistos brasileiros são aprovadas, não tem por que se estressar.

6. Entrega

Seguindo o nosso passo a passo você certamente terá o seu visto americano liberado. O documento é enviado para a sua casa, ou ficará a disposição para retirada no CASV escolhido, de acordo com o que você preencheu no formulário.

Passaporte - Visto americano

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o processo, ou queira saber o status da sua solicitação, o governo americano possui uma página bem completa, com todas as informações necessárias, que você pode acessar através deste link. Lá você encontra as principais perguntas e os telefones de contato. É possível até mesmo conversar com eles via Skype!

Viu só? O processo é bem mais simples do que parece e, antes que você perceba, já terá o visto em mãos. Então é só organizar as malas e se preparar para conhecer os Estados Unidos!

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 28 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *