• Menu
  • Menu
Rota das Emoções

Rota das Emoções: Jeri, Delta e Lençóis em uma só viagem!

A Rota das Emoções é um roteiro idealizado pelo SEBRAE que integra 3 estados brasileiros: Ceará, Piauí e Maranhão. É uma ótima oportunidade de conhecer três destinos cobiçadíssimos por brasileiros e estrangeiros em uma única viagem: Jericoacoara/CE, Delta do Parnaíba/PI e Lençóis Maranhenses/MA.

Tivemos a oportunidade de fazer o roteiro em 2015 e gostamos tanto que refizemos em 2018. A principal mudança é que agora é possível chegar direto por Jericoacoara – ao invés de ir para Fortaleza e de lá encarar 4 horas de estrada. Inaugurado em junho de 2017, o novo aeroporto cearense fica localizado na cidade de Cruz, a apenas 48 km de Jeri.

Assista nosso episódio na Rota das Emoções:

Jericoacoara também mudou: ganhou pousadas chiquérrimas e novas lojas e restaurantes. Mas nem por isso perdeu a atmosfera de vila de pescadores, que é exatamente a essência do lugar e o que torna o destino tão especial. Por lá, nos hospedamos na Pousada Surfing Jeri, que possui ótimo custo-benefício e localização privilegiada. Outra opção muito bacana é o Hotel My Blue, onde parte do grupo que estávamos se hospedou.

Em Jeri, visitamos as principais atrações: Pedra Furada, Lagoa do Paraíso e a Duna do Pôr do Sol. Para garantir fotos bacanas e sem ninguém, vale a pena chegar por volta das 08:00 na Pedra Furada e ter todo aquele cenário de tirar o fôlego só pra você. O acesso é feito por buggys ou a pé mesmo, em uma caminhada de cerca de 4 km a partir da vila.

Jericoacoara

Jericoacoara

Já na Lagoa do Paraíso, fomos dessa vez no Sitio Paraíso Lagoon, onde pudemos almoçar no excelente restaurante de lá e, claro, curtir as famosas redes mergulhadas na lagoa. Na primeira vez, tínhamos visitado o Alchymist Beach Club, que é um pouco mais requintado e uma ótima opção se você quer algo mais exclusivo.

Jericoacoara

Por fim, subimos a Duna do Pôr do Sol para contemplar a despedida diária do astro-rei. Como as dunas daquela região são móveis, a mais famosa delas já mudou razoavelmente de posição em relação a 2015. Não deixe de conferir as rodas de capoeira que rolam logo após o sol se por.

No dia seguinte, seguimos rumo ao Piauí. E no meio do caminho, um ponto de parada nos surpreendeu muito: a cidade de Chaval. O pequeno município, já quase no limite do Ceará, é conhecida como “Cidade das Pedras”. Com 104 metros de altura, a Pedra da Carnaúba é um dos monólitos mais altos dali e a vista lá de cima vale o esforço feito na trilha até o topo.

Chaval

Chaval

Chaval

No Piauí, a primeira parada foi em Barra Grande, outra vila incrível nos moldes de Jeri, porém bem mais pacata. Por ali, kitesurfistas do mundo todo vão aproveitar o vento que faz no local. Destaque para a Pousada BGK, que conta com lindíssimos chalés e uma excelente escola de kitesurf.

Barra Grande

O ponto mais alto do Piauí, o Delta do Parnaíba ou Delta das Américas, vem logo na sequência. Embarcamos em 2 voadeiras e fomos explorar um dos 3 deltas do planeta – os outros ficam no Vietnã e na África. O passeio é lindíssimo e tem como gran finale a contemplação da revoada dos guarás e o pôr do sol.

Delta do Parnaíba

Delta do Parnaíba

Delta do Parnaíba

Dali até o Maranhão, é um pulo. Barreirinhas é a porta de entrada pra cereja do bolo: os Lençóis Maranhenses. E se na nossa primeira visita, fizemos um percurso pelas lagoas, dessa vez tivemos a oportunidade de ir bem cedo pra lá para assistir o nascer do sol.

Acordamos as 03:00 e seguimos rumo ao Parque Estadual dos Lençóis Maranhenses para uma das experiências mais inesquecíveis das nossas vidas. Em 40 minutos, já estávamos na entrada do parque, num cenário ainda totalmente escuro e sem nenhuma pegada na areia. Que sensação indescritível. Depois de assistir o espetáculo do sol nascendo, o pessoal da Caetés Expedições, responsável por esse passeio, nos preparou um excelente café da manhã, com algumas delícias da cozinha nordestina, de frente para as lagoas cristalinas.

Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

Lençóis na Rota das Emoções

Por fim, pra finalizar a viagem pela Rota das Emoções com chave de ouro, ainda pudemos assistir o Bumba Meu Boi pelas ruas de São Luís. Um espetáculo pra ficar guardado na memória!

A Rota das Emoções é aquele roteiro certeiro pra quem gosta de belezas naturais, imersão na cultura local, ótima gastronomia e programação intensa. O ideal é faze-la em 10 ou 12 dias, com calma, para aproveitar cada lugar em sua plenitude. Se você ainda não conhece esses destinos, aproveite para conhece-los todos de uma só vez, tenho certeza absoluta que você será uma das viagens marcantes da sua vida e você não vai ser arrepender!

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 28 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário