• Menu
  • Menu

Melhores chocolates em Gramado: saiba quais são!

A gastronomia é um dos principais atrativos da Serra Gaúcha. A diversidade de sabores e sensações conquista o paladar de qualquer um. Mesmo assim, há uma iguaria que é praticamente impossível de resistir em uma visita a Região das Hortênsias. É claro que estamos falando dos deliciosos chocolates artesanais de Gramado.

A deliciosa iguaria é por si só, uma atração a parte. Não estamos brincados ao afirmar isso, existe uma infinidade de lojas temáticas no destino, para todos os gostos e bolsos. É fácil perder a noção do tempo entre os corredores repletos de doces, em ambientes ricamente decorados. Quando alguém falar para você que se sentiu dentro da fábrica de Willy Wonka por lá, acredite, a sensação é essa!

Para completar o pacote, as principais marcas de chocolate artesanal da Região das Hortênsias oferecem uma verdadeira experiência de entretenimento para você. São atrações que vão desde a Torre Eiffel esculpida com o doce, até dinossauros em tamanho real. Para você não perder nada, e também descobrir qual a loja que melhor atende ao seu gosto, preparamos este guia com as principais informações, confira!

Melhores chocolates em Gramado

Prawer

É impossível falar da história do chocolate em Gramado sem mencionar a Prawer, afinal, a empresa foi a responsável por transformar a Região das Hortênsias no lar da iguaria no Brasil.

Foi em 1975 que James Prawer resolveu aprender mais sobre a produção do doce, para isso, ele viajou até Bariloche, para aprender com quem entende do assunto. Foi a semelhança de Gramado com o destino argentino que fez o empreendedor escolher a cidade como sede de sua primeira fábrica. Ao final daquele mesmo ano, a Prawer já contava com uma equipe dedicada a preparação de chocolate, trabalhando na criação de novos produtos e sabores.

As criações foram evoluindo e hoje, a empresa possui uma linha de produtos com mais de 150 itens.  Por ser a primeira, o chocolate da Prawer é considerado o mais tradicional da região, com um sabor único, que consegue reunir todos os sentimentos que a Serra Gaúcha proporciona, em uma única mordida.

Você também pode conferir as delicias da marca na Casa da Velha Bruxa. A cafeteria, que já é ponto de referência em Gramado, recentemente abriu uma filial em Canela, no complexo comercial Estação Campos de Canella. No cardápio estão doces, cafés e sorvetes que utilizam como base o principal produto da marca. Há quem diga que se você esteve em Gramado e não tomou o chocolate quente da Casa da Velha Bruxa, você não conheceu Gramado da forma certa.

Chocolate em Gramado - Prazer
Chocolate Artesanal - Prawer
Chocolate em Gramado - Prawer
Chocolate Prawer

Caracol Chocolates

A Caracol Chocolates é uma das marcas mais criativas quando o assunto é chocolate. Afinal, você já pensou em experimentar um queijo de chocolate, com chocolate branco, gorgonzola e pimenta?  Esse é um dos sabores que você encontra nas lojas deles, que conta com diversos chocolates divertidos, em formatos únicos, perfeitos para levar de lembrança para casa.

Eles foram umas primeiras marcas a unirem chocolate com entretenimento. O Reino do Chocolate, que fica na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela, levará você em uma aventura pela história do cacau , desde a descoberta pelos maias, até se espalhar pela Europa e conquistar o mundo! O tour segue através de salas com bonecos animados, que vão guiando a narrativa. O passeio também conta com uma mini-fábrica, onde é possível produzir seu próprio chocolate.

Ao final do tour você chega a cafeteria do local, um ambiente inspirado em Alice no País das Maravilhas, onde as poltronas são no formato de xícaras gigantes! O cardápio conta com cafés, lanches e pratos típicos da Serra Gaúcha, como o Apfelstrudel, uma torta folheada recheada com maçã. Para completar, o local conta com uma vista privilegiada do Vale do Quilombo, simplesmente imperdível!

Ano passado, a Caracol abriu a Fabulosa Loja de Chocolate, no centro de Gramado. Por lá, soldadinhos de chumbo dividem espaço com bailarinas e um ursinho de pelúcia amante de livros. O nível de atenção com cada detalhe não deixa nada a desejar em comparação as lojas da Disney!

Logo na entrada um carrossel já da um gostinho dos encantos que te esperam logo a frente. A loja é dividia em blocos temáticos, que vão desde um simpático armazém, passando pela biblioteca mágica, com livros voando, até uma área ao ar livre, onde a bailarina ensaia os seus passos. É simplesmente incrível!

Chocolate em Gramado - Caracol
Fabulosa Loja de Chocolate - Caracol
Chocolate em Gramado - Caracol - Fantástica Loja de Chocolate
Chocolate em Gramado - Caracol
Chocolate em Gramado - Caracol

Florybal

A Florybal abraçou totalmente a diversão do chocolate em Gramado e Canela. Criaturas mágicas o convidam a entrar nas lojas e conhecer os produtos. Cada unidade segue um tema, enquanto uma te leva para dentro de uma selva, outra reproduz a casa de doces da bruxa do conto de João e Maria, com três andares de atrações especiais, incluindo um andar inteiro, com criaturas assustadoras espreitando a cada esquina, para você explorar. Teria coragem?

Tamanha criatividade resultou no Parque Terra Mágica Florybal, a cerca de 15 minutos do centro de Canela. São 12 mil m² onde é possível encontrar cavaleiros medievais, gnomos, homens das cavernas, criaturas mitológicas e dinossauros em tamanho real! No total, são mais de 1000 esculturas, dividas em blocos temáticos que abrigam 40 atrações diferentes. Uma aventura única, principalmente para você que viaja com crianças.

Chocolate em Gramado - Florybal
Lojas de Chocolate em Gramado - Florybal
Florybal
Florybal

Lugano

Focando sempre na qualidade dos seus chocolates, a Lugano também foi uma das pioneiras na produção do doce na Serra Gaúcha. A marca começou as suas operações em 1976, e hoje, conta com 10 lojas espalhadas pela região.

O forte da marca são seus sabores únicos, harmonizados com as tradicionais cervejas artesanais da Rasen. Não se assuste se você encontrar por lá chocolate com malte, ou kits de cerveja com chocolates de edição limitada. Uma dica, a loja da Lugano no centro de Gramado, próxima a Igreja Matriz São Pedro, oferece a oportunidade de você montar seu próprio chocolate!

Não muito longe do estabelecimento mencionado acima, você encontra o Mundo de Chocolate em Gramado. Lá é feita uma verdadeira volta ao mundo, através de esculturas criadas inteiramente do doce. Para você ter ideia, são mais de 200 toneladas de chocolate, o que garantiria um estoque para a vida toda, não é mesmo?

Lugano
Mundo de Chocolate - Lugano
Chocolate Lugano
Lugano
Chocolate Lugano

Vale mencionar que praticamente todas as empresas mencionadas acima oferecem visitas guiadas as suas fábricas. Para saber mais, basta perguntar aos atendentes em qualquer uma das lojas, que eles prontamente vão explicar como é o procedimento para conferir cada local.

Já conhecia todos esses chocolates da Serra Gaúcha? Qual é o seu favorito? Conte para a gente nos comentários!

Outros posts sobre Gramado:

O que fazer em Gramado em 3 dias
Tudo o que você sempre quis saber sobre Gramado!
10 hotéis para se hospedar em Gramado
Saiba tudo sobre o Natal Luz de Gramado
Como é o clima em Gramado/RS: mês a mês
Qual a melhor época para visitar Gramado/RS?
O que levar na mala ao visitar Gramado?

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 28 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *