• Menu
  • Menu

Parador: como é se hospedar no principal hotel de Cambará do Sul

Com paisagens impressionantes de Mata Atlântica e cânions com paredões de mais de 900 metros de altura, Cambará do Sul é uma cidade que vem ganhando cada vez mais espaço na lista de destinos de brasileiros e até estrangeiros. Ainda mais em um momento em que as pessoas estão privilegiando experiências genuínas e viagens de contemplação à natureza.

É em Cambará também que fica um dos hotéis mais cobiçados do país: o Parador, da coleção Casa Hotéis. Com conceito de glamping (glamour + camping), o hotel conta com barracas e suítes inspiradas nos lodges africanos, tudo muito bem integrado à paisagem incrível dos Campos de Cima da Serra. E para completar, boa parte dos quartos contam com um deck que dispõe de banheira de hidromassagem.

Parador - Vista Aérea
Parador – Vista Aérea (Foto: Andy Spinelli)

Confira abaixo nosso vídeo no Parador

Quais são os tipos de quartos do Parador?

Nos hospedamos em 2 tipos de quarto no Parador: a Barraca Superior e a Barraca Luxo. Além delas, é possível se hospedar na Suíte Superior, na Suíte Verbena, na Suíte Lavanda e, futuramente, nos Casulos, que serão quartos com design super arrojado com uma nova vista para a Fazenda Camarinhas.

A Barraca Luxo é perfeita para um casal sem filhos que quer ter a experiência de acampar, porém com bastante conforto. A barraca conta com banheiro com piso aquecido e vista para o campo. Para os dias mais frios, bastante comuns naquela região, a Barraca Luxo é equipada com calefação e, quando o calor der as caras por lá, um ventilador de teto tornará seus dias mais agradáveis.

Parador - Barraca Luxo
Parador – Barraca Luxo (Foto: Andy Spinelli)

Já a Barraca Suíte é o upgrade ideal para quem quer mais espaço, já que acomoda 2 adultos e 2 crianças. O ponto forte dessa barraca é o espetacular deck com hidromassagem, que ainda proporciona uma vista fenomenal do pôr do sol na região. No caso da Barraca Suíte, ao invés do ventilador, há um aparelho de ar condicionado, proporcionando um conforto ainda maior.

Parador - Barraca Suíte
Parador – Barraca Suíte (Foto: Andy Spinelli)
Deck com hidromassagem da Barraca Suíte
Deck com hidromassagem da Barraca Suíte (Foto: Andy Spinelli)

Vale lembrar que independente da opção de quarto, todos são equipados com chuveiro privativo, calefação, wi-fi, TV, DVD, mini bar cortesia e produtos da conceituada marca L’Occitane. E em alguns casos, como as Suítes Superiores, há também uma deliciosa lareira individual para aquecer os dias mais gelados.

Restaurante Alma RS

Agora que já falamos dos quartos, é hora de falar do restaurante. Aliás, vale destacar que o café da manhã já está incluído em todas as diárias. E que café da manhã! Ele é servido no Restaurante Alma RS, um dos mais bem avaliados de todo Rio Grande do Sul. Comandado pelo reconhecido chef Rodrigo Bellora, o Alma RS oferece um menu sazonal, valorizando os ingredientes e produtos frescos de acordo com cada estação.

Café da Manhã no Parador
Café da Manhã no Parador (Foto: Andy Spinelli)

O almoço é servido das 12 às 15 horas, enquanto o jantar pode ser apreciado entre as 19h30 e 23h30. Ambos são abertos ao público geral. Ou seja, mesmo quem não está hospedado, pode se deliciar com os pratos preparados por lá. Aliás, isso é algo bem comum, já que muitos turistas visitam os cânions e fazem a refeição no Alma RS.

Além das duas refeições, é servido também um chá da tarde, entre as 16 e 17 horas com delicias caseiras servidas com tradicionais chás serranos. Vale a pena conferir. Já o café da manhã conta com farta variedade de produtos da região, como pães coloniais, bolos caseiros, embutidos, geleias artesanais e frutas da estação. O horário é das 08 às 10 da manhã, todos os dias.

O Parador é Pet Friendly?

Uma novidade muito bem vinda é a possibilidade de se hospedar com seu pet. É isso mesmo! Em 2020, o Parador se tornou um hotel pet friendly. Agora, cães e gatos, independentemente do porte, podem se hospedar por lá e aproveitar todos os mimos especiais que o hotel prepara com todo carinho. Nos hospedamos também no Petit, também da coleção Casa Hotéis, e nossos pets foram tratados como reis! Confira nosso relato aqui.

Jack se divertindo no Petit
Jack se divertindo no Petit (Foto: Andy Spinelli)

O hotel disponibiliza caminha, comedouro e bebedouro. Ou seja, nem precisa se preocupar com esses itens básicos que eles já estarão por lá. Então, é só preparar a mala com os brinquedos preferidos, a ração, alguns tapetes higiênicos e a carteira de vacinação. Vale lembrar que apenas as Barracas Suítes e Suítes Superiores possuem a capacidade de acomodar os pets.

E sobre os cânions da região?

O Parador, por si só, já vale a viagem para Cambará do Sul. Tenho amigos que viajaram para lá apenas para curtir a estrutura do hotel, que realmente é espetacular e vale muito a pena. Porém, se você quiser explorar a região, aí vai a boa notícia: o Parador fica próximo dos dois principais atrativos da cidade.

O mais famoso deles é o Cânion Itaimbezinho. Localizado dentro do Parque Nacional de Aparados da Serra, o Itaimbezinho já foi habitado por indígenas tupi-guaranis, abrigou fazendas de gado e, atualmente, é protegido pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Cânion Itaimbezinho
Cânion Itaimbezinho (Foto: Andy Spinelli)

Além de ser o mais conhecido, é também o que conta com a melhor infraestrutura para turistas, possuindo trilhas autoguiadas e centro de visitação com sanitários.

Por lá, você poderá fazer trilhas curtas e longas para apreciar os 5,8 km de extensão do cânion. Em alguns pontos, os paredões chegam a ter 720 metros de altura. É impressionante demais ver tudo isso ao vivo. O horário de visitação é de terça a domingo das 8 às 17 horas.

Cânion Itaimbezinho (Foto: Andy Spinelli)

Já o Cânion Fortaleza está localizado dentro do Parque Nacional da Serra Geral e tem esse nome devido ao seu terreno, que lembra as muralhas de um forte. Em dias de pouca nebulosidade, é possível enxergar ao longe a cidade de Torres, no litoral gaúcho, e a Lagoa do Sombrio, em Santa Catarina.

Cânion Fortaleza
Cânion Fortaleza (Foto: Andy Spinelli)

Para aproveitar ainda mais o passeio é interessante contratar um guia, pois as trilhas do Fortaleza são mais naturais e rústicas, sem tanta intervenção humana. Por ali, são 7,5 km de extensão e os paredões chegam a ter 900 metros de altura. Entre as principais trilhas estão: Trilha da Pedra do Segredo, Trilha do Mirante e Trilha da Cachoeira do Tigre Preto. O horário de visitação é o mesmo do Itaimbezinho, ou seja, de terça a domingo das 8 às 17 horas.

Cachoeira do Tigre Preto
Cachoeira do Tigre Preto (Foto: Andy Spinelli)

Quer se hospedar no Parador?

Se você chegou até aqui, tenho certeza de que já considera o Parador na sua listinha de destinos, certo? Para conferir os valores da hospedagem e já agendar sua viagem, basta clicar aqui e ir direto para o site oficial do hotel.

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 28 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *