• Menu
  • Menu

O que fazer no Rio Grande do Norte

O Destinos Imperdíveis chegou ao estado que fica bem na esquina do Brasil. Com vocês, o Rio Grande do Norte! Fizemos base em Natal e de lá partimos para um roteiro de 6 dias passando por alguns dos principais pontos do litoral.

Teve mergulho em Maracajaú, teve caiaque em Pipa, teve UTV em São Miguel do Gostoso e claro, City Tour na capital potiguar. Também não podia faltar o passeio de buggy pelas dunas e os clássicos e divertidíssimos aerobunda, kamikaze e esquibunda.

Agora chega de papo e bora começar a explorar cada cantinho do Rio Grande do Norte com a gente. Partiu?

Dia 1: São Miguel do Gostoso

Saímos logo cedinho de Natal rumo ao litoral norte do estado, passando pelo Marco Zero da BR-101. Chegando em São Miguel do Gostoso, já havia um UTV preparado pra gente dar uma volta pelas praias da região.

Nessa primeira parte, seguimos sentido a Ponta de Santo Cristo, que é uma praia perfeita para a prática de Kitesurf e Windsurf.

Na volta, trocamos de lugar com o guia e assumimos o quadriciclo para fazer o trajeto até o centro de São Miguel do Gostoso. Então, subimos no buggy para fazer outro passeio, mas dessa vez sentido a Praia do Marco, uma das mais antigas do país.

Rio Grande do Norte

Por lá, ainda tivemos a oportunidade de conferir vários parques de energia eólica e de quebra subimos o drone ali também.

Pra fechar o dia com chave de ouro, encaramos a jardineira e fomos até o Bora Bora, na Praia de Tourinhos. Além de ser um ótimo lugar para curtir o pôr do sol, a Praia de Tourinhos também é ótima para a prática de surf.

Aliás, além das tradicionais pranchas, também presenciamos o hydrofoil, uma nova modalidade do esporte. Daí em diante, foi só curtir o sol baixando e se pondo atrás do lindo cenário formado pelas usinas eólicas.

Dia 2: Maracajaú

Maracajaú está localizado a aproximadamente 1 hora de Natal e fica no mesmo sentido de São Miguel do Gostoso, no litoral norte do Estado. Assim que a maré chegou à altura ideal, partimos de barco sentido aos famosos Parrachos de Maracajaú, que ficam 7 km mar adentro.

Chegamos na plataforma e já recebemos as instruções do mergulhador que acompanharia a gente nas águas cristalinas dos parrachos. Como já havíamos feito mergulho diversas outras vezes, nosso instrutor nos deixou mais livre para explorar espetacular vida marinha local.

Tivemos a oportunidade de conhecer a Lesma do Mar, que solta esse liquido roxo, além de dar de cara com um polvo pela primeira vez. Pudemos observa-lo bem de pertinho e depois ele seguiu seu rumo, enquanto continuávamos maravilhados com cada cantinho do fundo do mar.

Esse foi sem dúvida, o mergulho mais surreal que já fizemos, tanto no Brasil quanto no exterior. A experiência vale cada centavo gasto.

Voltamos para a plataforma e ficamos por ali por pelo menos mais uma horinha, curtindo o visual encantador enquanto a maré não subia.

Já no receptivo, um almoço espetacular já estava nos aguardando. Rolou até um sorvete local, de rapadura com coco.

Antes de retornarmos para Natal, ainda pudemos desfrutar do agradável espaço cheio de coqueiros, bancos e colchonetes.

Dia 3: City Tour

A primeira parada do dia foi na Barreira do Inferno. Por muito tempo, o local funcionou como centro de lançamento de foguetes.

A poucos minutos dali fica a linda Praia do Cotovelo. O visual com falésias já da um gostinho do que veríamos em Pipa.

Almoçamos no excelente Restaurante Barramares, que fica localizado beira mar e conta até mesmo com piscinas.

Seguimos então rumo ao Forte dos Reis Magos. Ele fica bem próximo a Ponte Estaiada e é acessado por uma passarela. O forte passou por uma restauração de 3 anos e reabriu as portas no dia 25 de dezembro de 2021.

Rio Grande do Norte

O monumento histórico mantém diversos objetos originais, como alguns canhões utilizados na época das invasões. O forte leva esse nome em função do início de sua construção: 6 de janeiro de 1598, ou seja, dia de Reis.

Dali, partimos para o Centro Histórico, que reserva mais de 150 imóveis de diversos estilos como colonial e neo-clássica. Passamos também pela região boêmia do Beco da Lama e visitamos a centenária Igreja do Rosário.

Pra fechar o terceiro dia com chave de ouro, seguimos para a marina e fizemos um passeio de barco pelo Rio Potengi. Com duração de cerca de 1 hora e meia, o passeio conta com música ao vivo, bar e é perfeito para contemplar o por do sol

Já próximo ao final do trajeto, o barco passa por baixo da enorme e imponente Ponte Newton Navarro. Demais, né?

Dia 4: Passeio de Buggy

Saímos por volta das 08:30 do hotel, passamos na Ponte Newton Navarro e fizemos a primeira parada para fotos do passeio.

Subimos no buggy e seguimos rumo às lindas Dunas de Genipabu, um dos principais cartões postais do Rio Grande do Norte. Na sequência, seguimos para a Praia de Genipabu, um verdadeiro oásis, com dunas, mar, lagoas e até dromedários.

Aproveitamos a maré baixa para passear ali bem pertinho do mar e, claro, fazer umas fotos do lindo cenário.

Para chegar até a próxima parada, encaramos a sensacional balsa de buggy, que possibilita a travessia do rio Ceará-Mirim. Então, nosso bugueiros iniciou o modo “Com emoção” e nos divertimos nas famosas Dunas Douradas de Pitangui.

Por ali foram gravadas as cenas finais do novela O Clone, da Rede Globo, além de diversas outras produções de tv. E pra ser refrescar do calor potiguar, seguimos para a Lagoa de Pitangui, que tem bar e restaurante ao redor de uma lagoa.

Rio Grande do Norte

Já revigorados depois de uma deliciosa água de coco, partimos para a última parada do passeio: a região de Jacumã.

Pra abrir os trabalhos e esquentar os motores, encarei o divertido e refrescante skibunda por 20 reais. Na sequência, partimos para o Kamikaze, que é bem mais radical, e por fim, fechamos com um voo de Aerobunda.

Depois de tantas atividades, nada mais justo do que almoçar no excelente restaurante Miramar, já no caminho de volta. Com a barriga cheia, ainda passamos por mais algumas dunas e encaramos novamente a balsa para voltar para o hotel.

Dia 5: Litoral Sul

Não tinha como visitar Natal e não passar pelo maior cajueiro do mundo, localizado em Pirangi do Norte, no litoral sul. O cajueiro possui 9.000 metros quadrados e conta com um mirante, que dá uma dimensão melhor de sua grandiosidade.

A parada seguinte foi na Praia de Camurupim, onde pegamos alguns quadriciclos para explorar melhor a região. Passamos por cenários de mata fechada, paramos em lagoas e, claro, nos divertimos nas dunas também.

Deu ainda para dar uma passada na Lagoa do Carcará, com suas águas cristalinas e uma infinidade de atividades.

Antes de ir pra Pipa, voltamos para a Praia de Camurupim, onde almoçarmos no restaurante Caranguejo do Olavo.

Já em Pipa, a boa pedida foi o Mirante Sunset Bar, uma das novas atrações da região para curtir o fim de tarde. Com uma posição privilegiada e mirantes em diversos níveis, o local ainda conta com música ao vivo e uma vibe deliciosa.

Dia 6: Pipa

O Mirante do Madeiro foi nossa primeira parada do dia. Então, descemos as escadas e alugamos um caiaque para tentar ver golfinhos. Em poucos minutos na água, já começamos a ver vários deles, passando bem pertinho do caiaque e se divertindo em grupos.

Saímos extremamente felizes e fomos para a Praia do Curral, também conhecida como Baía dos Golfinhos. Nem preciso explicar o motivo, né?

Subimos o drone e conseguimos capturar dezenas deles, bem no raso, dando um show pra quem estava no mar nadando ou de caiaque.

Preparamos as pernas, tomamos um gole d’água e seguimos caminhando até a Praia do Centro, que possui o maior numero de barracas de praia.

Na sequência, partimos para a lindíssima Praia do Amor. É nela que fica o famoso Chapadão, que é um mirante localizado em uma enorme falésia. 

Nosso almoço foi no Restaurante e Tapiocaria Amô, que além da comida espetacular, tem uma bem agradável e ótima para fazer fotos instagramáveis.

Rio Grande do Norte

Seguimos então para a Lagoa Guaraíras para fazer um passeio de barco no fim da tarde para, quem sabe, assistir o último pôr do sol da viagem.

Durante o passeio há uma parada em um banco de areia, onde há drinks e aperitivos. De lá, partimos para ver um quase pôr do sol na lagoa.

Quando a noite caiu, demos um pulinho no centro de Pipa para jantar e visitar a charmosa Vila Mangueira, além da colorida Rua do Céu.

Rio Grande do Norte

E aí, o que você achou do nosso roteiro de 6 dias por esse que é um dos nossos estados preferidos aqui no Brasil?

Vale lembrar que todos os passeios foram feitos com a EasyTravelShop, a maior plataforma de passeios e atividades do país.

Com a EasyTravelShop você pode contratar seus passeios de forma 100% online e ainda parcelar em até 10x sem juros! Demais, né? Acesse o site deles e confira as mais de 3.600 experiências nacionais e internacionais. Tem passeios, transfers e muito mais!

Onde se hospedar

Nessa viagem, nos hospedamos no excelente Ocean Palace. O resort fica na chamada Via Costeira de Natal e é um dos mais bem conceituados e a avaliados da região. Os quartos são bem modernos, super espaçosos e contam com banheira de hidro, além de uma varanda de frente pro mar.

O complexo é gigantesco e conta com academia, quadra de tênis, campo de futebol e até mesmo arvorismo e tirolesa. E a gastronomia também é um show a parte. São diversos restaurantes e bares espalhados pelo resort, todos com comidas saborosíssimas.

Ahh, e vale lembrar que o Ocean Palace fica debruçado na Praia da Ponta Negra, uma das mais cobiçadas do Rio Grande do Norte.

E se você quiser se hospedar no Ocean Palace gastando pouco, nossa sugestão é a Coobmais e seus planos de assinatura. Com eles, você economiza até 60% em hospedagem e pode curtir mais de 1.800 hotéis e resorts espalhados pelo país.

Acesse coobmais.com.br e confira as categorias de planos, tenho certeza que tem uma que se encaixa no seu perfil.

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 31 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts