• Menu
  • Menu

O que fazer em Puno, no Peru?

Que tal conhecer o lago navegável mais alto do mundo e, de quebra, aproveitar todos os encantos de uma das culturas mais ricas do planeta? Isso é o que você pode vivenciar em Puno, no Peru, um destino incrível que vai te conquistar!

Florestas, picos nevados, desertos e ruínas milenares. Você não precisa ir muito longe para conferir de perto essas atrações. O Peru é reserva experiências incríveis para seus visitantes. Com uma história milenar, o país preserva muito bem as suas culturas e tradições, pontuados por cenários que são de tirar o fôlego (literalmente).

Se você deseja unir a carga histórica da região, as atrações naturais que estão a milhares metros de altitude, seu destino não poderia ser outro que não Puno!

Assista nosso episódio em Puno:

Também considerada a capital folclórica do Peru, Puno é uma cidade pequena, que pode ser conhecida praticamente em um dia. Ao caminhar pelas ruas do local, aprecie a beleza dos eventos culturais que acontecem praticamente em todos os lugares. Danças típicas, trajes coloridas e música serão presença constante em seu passeio por lá.

Porém, as atrações mais incríveis e memoráveis dessa viagem não estão na cidade, mas sim no Lago Titicaca, o mais alto lago navegável do mundo, a nada menos que 3.821 metros acima do nível do mar. Os números dessa magnífica atração não param por aí, as águas possuem uma área total de 8300 km², com pontos que chegam até a 280 metros de profundidade.

Ilhas Flutuantes de Uros

É neste cenário que se encontram as Ilhas Flutuantes de Uros. Totalmente artificiais, as ilhas são uma verdadeira obra de arte, criada pelos moradores locais. Os moradores construíram as grandes áreas flutuantes como forma de proteção contra os ataques dos povos invasores. Tudo, do chão as casas, e até mesmo as embarcações, foi feito a mão, utilizando Totora, uma espécie de junco bastante comum na região.

Puno - Lago Titicaca

Puno - Ilhas Flutuantes de Uros

Puno - Uros

Puno - Lago Titicaca

Puno - Los Uros

No local, os povos nativos contam a sua história em uma breve apresentação, apresentando as dificuldades e desafios de morar ali. Ainda nas ilhas flutuantes, é possível ver como é o estilo vida na região e adquirir produtos de artesanatos produzidos pelos moradores.  Após essa breve pausa é hora de voltar ao barco, pois o passeio no Lago Titicaca está apenas começando!

Ilha Taquile

A próxima parada do tour é a Ilha Taquile. Devido a grande distância do local em relação as outras cidades, afinal, são quase duas horas a bordo de um barco motorizado para chegar lá, a população acabou desenvolvendo seus próprios costumes, tradições e leis.

Ao todo, cerca de 2000 pessoas vivem nos cenários montanhosos do local, que parece um país a parte. Lá é possível fazer uma trilha com cerca de 50 minutos de duração, para apreciar o ponto mais alto da ilha, a mais de 4000 metros acima do nível do mar. Para evitar os sintomas do mal de altitude, o famoso soroche, é oferecido um chá de muña, acompanhado de deliciosos pratos da culinária regional. Para encerrar o passeio, nada como uma apresentação artística dos costumes deste lugar tão especial.

Puno - Isla Taquile

Puno - Ilha Taquile

Puno - Lago Titicaca

Complexo Arqueológico de Sillustani

Outro lugar que merece a sua atenção durante a visita a Puno é o Complexo Arqueológico de Sillustani. A 35 km da cidade, o local é considerado como uma das maiores necrópoles do mundo, com ruínas datando de 800 a.c., onde eram sepultados os mais ricos da civilização.

O grande destaque do local são as Chullpas, sepulturas altas, com cerca de 5 a 8 metros de altura, compostas de pedras e barro. Aqui fica uma curiosidade, essas construções chegavam a ser mais decoradas que as próprias moradas utilizadas pelos nativos em vida. Isso devido a importância dada a passagem para o mundo dos mortos na cultura deles.

Hoje a maioria está danificada devido a ação de raios e terremotos, mas ainda é possível ter uma ideia da imponência do local e a apreciar o visual inesquecível do lago Umayo.

Puno - Sillustani

Puno - Complexo Arqueológico Sillustani



Booking.com

Puno pode não ser a mais bela cidade do Peru, porém, os seus encantos naturais e a rica tradição dos moradores locais fazem deste um dos destinos mais espetaculares do país.

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 28 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *