• Menu
  • Menu

O que fazer em Morro de São Paulo?

Em um arquipélago na Bahia existe um recanto de paz e tranquilidade, com praias espetaculares, infraestrutura excelente e muita história. O nosso destino neste Check-ins pelo Brasil é o Morro de São Paulo e eu, Andy Spinelli, vou te mostrar tudo que você encontra aqui.

Vamos começar entendendo melhor como é o Morro de São Paulo.

Este destino fica localizado no arquipélago de Tinharé, distrito da cidade de Cairu, a cerca de 175 km de Salvador. A ilha não é muito grande, mas compensa com uma riqueza imensa de cenários dignos de cinema, praias incríveis, construções históricas, excelente infraestrutura e um povo alegre e sempre disposto a ajudar. 

Morro de São Paulo
Morro de São Paulo (Foto: Andy Spinelli)

A história da região começa em 1531, quando foi descoberta pelo português Martin Afonso de Souza. Sua localização estratégica fez com que o local fosse transformado em uma base para a defesa de Salvador e da Ilha de Itaparica.

Com o passar dos anos, a ilha acabou se transformando em uma pacata vila de pescadores, até que seus encantos começaram a chamar a atenção dos turistas. É claro, que eu precisava mostrar todas essas belezas para você. Então, vamos nessa?

O que levar na mala para Morro de São Paulo?

Toda boa viagem começa na hora de montar a mala. Com Morro de São Paulo não seria diferente. Se prepare para trazer muita roupa de banho, toalhas, calçados confortáveis além de muito protetor solar. 

Este destino é um local descontraído, animado, onde o pessoal vai para aproveitar. Por este motivo, não se preocupe em levar roupas formais e elegantes, as chances de você usar elas por aqui são bem pequenas. Por outro lado, tenha a certeza de colocar na mala peças leves como camisetas, regatas, bermudas, shorts, chinelos e sandálias sem salto.

Morro de São Paulo

Por ser uma cidade litorânea, ao cair da noite a brisa do mar diminui os termômetros, então se você tem problema com frio, vale colocar um casaco leve na mala. 

A natureza aqui é outro diferencial, assim, calçados confortáveis e repelentes de insetos serão grandes aliados na hora de se aventurar pela região.

Uma dica extra que eu dou é garantir que tenha sempre um pouco de dinheiro na carteira. Não há muitos bancos na vila e, mesmo que a grande maioria dos estabelecimentos aceitam cartão de crédito, pode acontecer do sistema cair ou ter lugares que só trabalham com dinheiro. Ná dúvida, melhor se precaver.

Qual a melhor época do ano para viajar

A época que há mais procura por Morro de São Paulo é no final do ano, entre novembro e dezembro, assim como no carnaval. Entretanto, se você procura por boas praias, sol e diversão, a verdade é que não existe tempo ruim para visitar Morro de São Paulo. Eu explico. 

O litoral baiano é conhecido por seus dias ensolarados e mar límpido. Isso vale para Morro de São Paulo. Aqui tem sol praticamente o ano inteiro e, mesmo no período de chuvas, é difícil ter vários dias nublados consecutivos.

Conforme mencionei, a alta temporada aqui se caracteriza pelo verão, nos meses de novembro e dezembro, principalmente. O segundo período de movimento intenso é na chamada “ressaca de carnaval”, a segunda e terça após a festa, quando os foliões de Salvador aproveitam para estender a visita no destino. Se for viajar neste período espere por encontrar mais movimento e preços elevados.

Morro de São Paulo

Os meses de janeiro, março e outubro são bons períodos para aproveitar, não tem tanto movimento, os preços são menores em relação a alta temporada e você ainda consegue curtir tudo com calma e no seu ritmo.

Os meses de maio, junho e agosto marcam o período chuvoso da região, entretanto, isso não chega a ser um grande problema. Geralmente as chuvas são pancadas que duram algumas horas e, como falei anteriormente, é raro ter longos períodos de instabilidade. A vantagem aqui é que as praias estarão menos movimentadas e os preços também serão mais baixos. 

Outra coisa que vale mencionar é que, em feriados e períodos de férias, Morro de São Paulo costuma receber um número maior de visitantes, então vale colocar isso no planejamento na hora de organizar sua visita.

Como chegar em Morro de São Paulo?

Morro de São Paulo fica em uma ilha, ou seja, você vai precisar pegar um barco em algum momento para chegar lá. Entretanto, para quem tem problemas com transportes marítimos, existem opções que reduzem consideravelmente o tempo em alto mar. Listei elas abaixo para você:

Via marítima

A forma mais prática de chegar até Morro de São Paulo é fazer o percurso pelo mar. Diariamente, catamarãs e lanchas fazem o trajeto de Salvador até o destino. A travessia dura em média 2 horas de viagem, tempo que pode variar de acordo com o clima. Portanto, recomendo sempre colocar uma margem de pelo menos uma hora para o trajeto em seu cronograma.

Em Salvador, o ponto de partida é o Terminal Marítimo do Mercado Modelo, já no Morro de São Paulo, você embarca no Terminal Marítimo Morro de São Paulo.

Trajeto semi-terrestre

Como o próprio nome já diz, este trajeto tem parte do seu percurso por terra, reduzindo assim o tempo em alto mar. Nesta alternativa, o traslado sai do aeroporto de Salvador, levando os visitantes até o terminal marítimo do Mercado Modelo, na capital, viagem qe tem cerca de uma hora de duração. Aqui, a travessia é feita através de balsa até Mar Grande, na Ilha de Itaparica, com cerca de 40 minutos de percurso. 

Na ilha, é necessário pegar outro transporte até o atracadouro de Bom Jardim, na cidade de Valença. São mais 130 Km por terra, cerca de uma hora e meia de viagem. Há várias opções de traslados disponíveis por lá e conseguir transporte não será um problema. 

Depois dessa jornada, a última etapa é a parte mais rápida. A travessia até Morro de São Paulo é feita de lancha, com duração média de 20 minutos. 

Onde se hospedar no Morro de São Paulo?

Todo o bom viajante sabe que hospedar-se bem é vital para aproveitar ao máximo cada momento da viagem. Durante tantos anos viajando, já tive inúmeras experiências com hotéis e resorts, mas poucas foram tão peculiares em sua proposta como no Solar das Artes.

Aqui, conforto e arte estão integrados em uma experiência única, com o objetivo de oferecer aos hóspedes momentos de encantos e belezas. 

Posso falar que, de certa forma, a pousada foi um presente para o próprio destino, já que a ela foi inaugurada no dia 25 de dezembro de 1996. Com o tempo, tanto Morro de São Paulo como o estabelecimento foram se transformando. Assim, a pousada se reinventou, abraçando de vez o mundo da arte em sua proposta. 

Tudo por aqui remete a cultura e suas interpretações. Para você ter uma ideia, a pousada dispõe de 21 quartos, e todos são temáticos. 

Por exemplo, tem o quarto Confidências Mineiras, que homenageia a cultura mineira e, principalmente, a composição “Oh, Minas Gerais”, adaptada da canção napolitana “Vieni Sul Mar”, por José Duduca de Moraes.

Já o La Paix é inspirado na obra “Colombe de La Paix” (Pomba da Paz), de Pablo Picasso, é todo decorado com tons claros, contanto com uma réplica dos traços do pintor sobre a cabeceira da cama. 

As referências continuam, com homenagens a músicas de Elton John, à compositora, cantora e artista plástica Yoko Ono, até mesmo a composição “As quatros estações” do italiano Antonio Vivaldi. Cada apartamento oferece um ambiente único para você curtir.

Os 21 quartos se dividem em seis categorias. A primeira é o Standard Térreo, que conta com cama de casal, televisão, ar condicionado e outras praticidades, ideal para casais. Seguindo tem os apartamentos Standard e Standard com Varanda, com os mesmos benefícios, porém a segunda conta com um espaço externo com rede a sua disposição, além de alguns quartos contarem com a opção de cama king size.

Os apartamentos Luxo e Luxo Família ampliam ainda mais este conforto, dispondo de recursos exclusivos, tais como cozinha compacta e sala que podem se transformar em um segundo quarto.

Porém, se você está viajando em lua de mel, ou fazendo um roteiro romântico com a pessoa amada, a minha dica é aproveitar a suíte luxo. Este espaço para duas pessoas conta com os benefícios que já mencionei aqui, dispostos em um ambiente requintado e aconchegante, com um adicional muito legal que é a banheira de hidromassagem. 

Além dos quartos, toda a estrutura da pousada mantém a qualidade e requinte artístico que mencionei anteriormente. 

O café da manhã é servido em um salão elegante. No cardápio pães, bolos, doces, salgados, frutas e até mesmo tapioca esperam por você.

Já no terraço, espreguiçadeiras e piscinas são um convite para relaxar, se bronzear e aproveitar a vida. Porém, gostaria de destacar o aconchegante espaço para leitura que eles oferecem. Um ambiente climatizado, com poltronas e almofadas, ricamente decorado. Esqueceu seu livro? Não tem problemas, a pousada conta com uma seleção própria de obras para você curtir.

Como eles mesmos gostam de destacar: “Em arte, procurar não significa nada. O que importa é encontrar.” E tenha a certeza que no Solar das Artes você encontrará uma experiência inesquecível.

Onde comer em Morro de São Paulo

As belezas de Morro de São Paulo continuam em seus sabores. O destino reserva dezenas de opções de restaurantes e eu selecionei as melhores para você!

Sambass

Experimentar os melhores pratos da cozinha contemporânea e frutos do mar com os pés na areia? No Sambass você vive essa experiência! 

Com uma excelente localização, o local funciona como hotel, cafeteria e restaurante, uma ótima escolha para aproveitar, independente da hora. 

No cardápio, pratos como lagosta, risoto de camarão, ceviche de frutos do mar e mais! Como acompanhamento, drinks exclusivos e apresentações de música ao vivo embalam a noite. 

Rua da 2ª Praia, Morro de São Paulo

Bar do Peter II

Um lugar acolhedor, repleto de vida, onde você percebe o carinho e cuidado em tudo que é feito ali, sem perder aquela descontração de um estabelecimento praiano. Este é o Bar do Peter II. 

O local é perfeito para colocar o papo em dia com os amigos enquanto curte uma tarde de praia. 

Os proprietários argentinos trazem toda a sua cultura para o cardápio, mas com aquele tempero brasileiro. Entre as opções de pratos há sanduíches e carnes que vão saciar a fome de qualquer um. 

Rua da Prainha

Café das Artes

Se gastronomia é uma arte, o Café das Artes oferece verdadeiras obras primas do sabor. Localizado junto à Pousada Solar das Artes, aqui é um ótimo local para você experimentar os pratos da região.

O ambiente acolhedor e diferenciado convida você a fazer uma viagem gastronômica. O cardápio é bem variado, oferecendo desde frutos do mar, carnes e aves até tortas, doces e cafés. 

São sabores como o nhoque de camarão ao pomodoro, ou a torta de banana da terra com nozes e chocolate que você poderá experimentar na varanda do estabelecimento, com vista para a simpática praça principal da vila.

Mediterrâneo

No coração de Morro de São Paulo, existe um restaurante intimista e acolhedor, que reserva em seu cardápio surpresas gastronômicas inesquecíveis. Este é o Mediterrâneo, um local que precisa estar no seu roteiro pelo destino.

Escolher o seu prato é como fazer uma viagem pela culinária mundial. Com refeições que vão desde a cozinha italiana até pratos regionais, todos preparados com ingredientes de alta qualidade.

Aqui você encontra sabores como Carne do Sol de Cordeiro com Aipim e queijo Coalho, Dadinho de Tapioca com Provolone, e Lula à dorê, por exemplo. A carta de bebidas não decepciona, dispondo de vinhos nacionais e importados, além de drinks assinados pelo barman Sanka, de São Paulo.

Rua Caminho da Praia

Papoula

Quem consegue resistir aquela comida caseira, preparada com carinho e temperos que são segredo de família? No Papoula você encontra essa experiência através de pratos que são simplesmente maravilhosos 

Opções para escolher não faltam. Você pode experimentar o icônico camarão no abacaxi, saborear o filé mignon com molho funghi seco, ou ficar no tradicional parmegiana acompanhado de batatas fritas. Ah, eles também oferecem um cardápio vegetariano, com pratos como a abobrinha recheada com carne de soja.

Todos esses sabores têm aquele tempero de família, refeições que são preparadas com amor, sendo possível perceber isso em cada detalhe.

Marilyn

Homenageando uma das maiores musas do pop, o Marilyn traz o estilo contemporâneo e despojado para você aproveitar deliciosos momentos em Morro de São Paulo.

O cardápio é inspirado na cozinha italiana, com um toque dos temperos brasileiros. Macarronada, lagosta flambada e moqueca de peixe são alguns dos pratos que você pode degustar por lá. Mas é claro que eles não homenagearam a gastronomia desse país sem as tradicionais pizzas, que aqui são feitas no forno a lenha. 

A experiência fica completa com os drinks da casa, que vão desde a brasileiríssima caipirinha, até a batida espanhola. Tudo isso servido nas mesas que ficam à beira-mar, assim sua noite fica inesquecível! 

Atrações em Morro de São Paulo

São os atrativos de um local que fazem ele ser único e, nisso, Morro de São Paulo surpreende até mesmo os viajantes mais experientes. Para provar, listei aqui os melhores lugares para você conhecer por lá. 

Visita as Praias

O litoral de Morro de São Paulo é simplesmente espetacular. Aqui você encontra praias para todos os gostos, com atividades que vão desde caminhadas e piscinas naturais até esportes radicais e festas. Pegue seu protetor solar e vamos lá!

Primeira Praia

Com cerca de 300 metros de extensão e mar calmo, a Primeira Praia recebeu este nome porque, bem… Ela foi a primeira da ilha a chamar a atenção dos turistas. Ela é principalmente frequentada por moradores, mas é ideal para um mergulho, devido ao seu mar calmo. 

Um dos destaques dela fica por conta da sua bela paisagem, além de ser possível ver daqui, o catamarã que chega até Morro de São Paulo.

Primeira Praia - Morro de São Paulo
Primeira Praia (Foto: Andy Spinelli)

Segunda Praia

As coisas começam a ficar mais animadas na segunda praia. Com cerca de 400 metros de extensão, aqui é o destino certo para quem procura por diversão, com direito a uma excelente infraestrutura de bares e restaurantes. 

Com águas calmas, que formam piscinas naturais na maré baixa, o local é bastante procurado por famílias durante o dia. É bastante comum ver o pessoal por aqui praticando atividades físicas, jogando frescobol, vôlei entre outros. 

Ao cair da noite, surgem as barraquinhas de drinks com frutas locais, apresentações de música ao vivo e surge todo aquele clima romântico quando os restaurantes preparam suas mesas a luz de velas para os casais apaixonados. Não é à toa que está é considerada a praia mais badalada do destino.

Porém, se você procura por tranquilidade, vamos caminhar mais um pouco até a icônica Ilha da Saudade, no final da orla da Segunda Praia, que além de linda, faz a divisa entre ela e a Terceira Praia, nossa próxima parada.

Ilha da Saudade no Morro de São Paulo
A Ilha da Saudade, entre a Segunda e Terceira Praia (Foto: Andy Spinelli)

Terceira Praia

Com 800 metros de extensão, a Terceira Praia reserva uma orla tranquila e cheia de encantos. Na maré baixa, surgem inúmeras piscinas naturais no local. Quando ela sobe, a pedida é aproveitar para alugar um caiaque ou stand up padle e curtir a tranquilidade do mar. 

Os mais aventureiros podem aproveitar para remar até a ilha de Caitá. Se você não é muito da aventura, não tem problemas, a ilha é conectada à orla por uma passarela, assim todos podem aproveitar. 

Também é daqui que saem os passeios para a Ilha de Tinharé, Gamboa e Ponta do Curral. 

Terceira Praia do Morro de São Paulo
Terceira Praia (Foto: Andy Spinelli)

Quarta Praia

Mesmo recebendo milhares de turistas todos os anos, Morro de São Paulo abriga um refúgio natural, praticamente intocado pelo homem. Este é o cenário da Quarta Praia!

Logo no início da orla há alguns restaurantes e barraquinhas onde é possível alugar caiaques e snorkels para mergulhos. Porém, basta caminhar um pouco e você irá se deparar com um cenário paradisíaco, com um mar de águas cristalinas,onde piscinas naturais se formam na maré baixa, areia branca e coqueiros. 

A quarta praia é procurada principalmente por quem busca por um pouco de sossego, ou deseja uma oportunidade de se conectar com a natureza deste destino incrível.

Praia do Encanto

Também conhecida como quinta praia, a Praia do Encanto é uma das mais preservadas do destino. Ela fica ao final da quarta praia, separada das demais por um manguezal.

Aqui você encontra dois quilômetros de orla tranquila, com um cenário surpreendente, onde piscinas naturais se formam na maré baixa, quase que exclusivamente para aqueles que buscam tranquilidade na hora de aproveitar estes encantos.

Se você quiser, é possível alugar uma bicicleta ou contar com os serviços de charrete para chegar até o local. O esforço certamente compensa.

Vila de Morro de São Paulo

Além das praias, Morro de São Paulo reserva outros encantos para os seus visitantes: a sua simpática e acolhedora vila. Formada pelas Rua Caminho da Praia e Rua da Fonte, o local abriga uma infinidade de lojinhas e restaurantes, com aquele clima de paz e tranquilidade típico de cidade litorânea. 

Aqui, a pedida é aproveitar e explorar cada rua, descobrindo os encantos da vila e atualizando o álbum de fotos, sério, existem cenários incríveis por aqui. 

É claro que não poderia esquecer que esta é a oportunidade perfeita para fazer uma comprinhas e garantir as lembranças dessa viagem. 

Outra dica fundamental é subir a Escadaria da Mangaba. Eu prometo que o esforço vale a pena, afinal, é no topo dela que você encontra uma vista simplesmente espetacular das praias do destino. 

Guarapuá 

Garapuá é uma verdadeira surpresa no Morro de São Paulo. Localizado após a Praia do Encanto, e separado desta por um manguezal, o local abriga um cenário surpreendente, bastante procurado pelos aventureiros que buscam atividades mais radicais.

Com dois quilômetros de extensão, cercada por coqueiros e áreas preservadas de Mata Atlântica,  a praia aqui tem um diferencial dos outros pontos da ilha: o fundo do mar é de areia. Isso proporciona cenários incríveis para tirar fotos, além de um local tranquilo para mergulhar e curtir a natureza, seja nas piscinas naturais ou através do aluguel de caiaque e stand up.

Outro ponto muito legal de Guarapuã é o seu passeio de quadriciclo pela orla, uma oportunidade única, e diferente, de curtir os encantos de Morro de São Paulo.

Garapuá
Piscinas Naturais de Garapuá (Foto: Andy Spinelli)

Roteiro histórico

Morro de São Paulo é repleto de história. Conforme falei lá no início, o local serviu como uma base de defesa de Salvador no período colonial, e guarda lembranças dessa época até os dias de hoje. Se você é um amante da história, separei alguns pontos da cidade que você precisa conhecer:

Fortaleza de Tapirandu: Também conhecida como “O Forte” pelos moradores, ela foi erguida no século XVII, tendo sido palco de inúmeras batalhas na defesa da Baía de Todos os Santos. Inclusive, quem chega até a ilha pelo cais, certamente vai passar pelo icônico pórtico de pedras do local. O local já passou por várias obras de restauração e hoje é um dos pontos favoritos do destino para curtir o pôr do sol.

Fonte Grande: Construída em 1746, a Fonte Grande tinha o objetivo de fornecer água para as tropas que defendiam a ilha e moradores locais. Foi considerada como exemplo de tecnologia na época, inclusive por ser a maior da Bahia. Hoje você encontra ela no coração da cidade, sendo um cenário único para tirar fotos. 

Igreja Nossa Senhora da Luz: erguida em 1628, em homenagem a padroeira da ilha, a igreja em estilo barroco foi finalizada apenas em 1825. Na época ela ostentava imagens sacras e inúmeros artefatos de ouro e prata, porém foi saqueada ao longo do anos, mas sua estrutura impressiona até os dias de hoje.

Passeio no manguezal

Já mencionei que a natureza do Morro de São Paulo é incrível, porém, é no passeio pelo mangue que você tem a real noção do quão único é o meio ambiente aqui. 

Saindo da Praia do Encanto, você encara uma trilha em meio ao manguezal, nela você chega até um pequeno povoado, onde é possível acompanhar um pouco mais da rotina dos moradores que vivem da pesca na região. Eles que pescam e preparam o seu almoço! Após a refeição, é hora de embarcar na canoa e desbravar os manguezais, que levam você até uma praia deserta, um cenário exclusivo, disponível para poucas pessoas, apenas aquelas que decidem se jogar de cabeça nos atrativos que o destino oferece.

Ida até Gamboa

Outra praia incrível de Morro de São Paulo fica em Gamboa, um pequeno povoado, bem perto da vila principal. O mar esplêndido e a areia branca marcam presença mais uma vez por aqui, porém, o que chama mesmo a atenção é o paredão de argila que contorna a orla, criando um cenário único e inesquecível.

Gamboa
Gamboa (Foto: Andy Spinelli)

Este paredão é muito aproveitado pelos visitantes, que passam a argila na pele como forma de tratamento de beleza, dando a sensação de mais leveza e suavidade ao toque. Se você quer saber como tirar a argila depois, a resposta é simples: com um mergulho no mar!

Saindo daqui, resolvi embarcar em uma atração um pouco mais radical, a famosa tirolesa.

Ela fica no final da trilha do farol, um percurso que recomendo fazer acompanhado de um guia, visto que o trajeto pode ser um pouco complicado para aqueles que não estão acostumados. 

A recompensa é chegar ao topo da tirolesa, com 70 metros de altura e 320 de extensão. Ela termina direto no mar da primeira praia, resultando em um mergulho refrescante.

Passeio Volta à Ilha

Um dos programas mais tradicionais do Morro de São Paulo, o passeio Volta à Ilha merece estar no seu roteiro.

Piscinas naturais no passeio de Volta à Ilha (Foto: Andy Spinelli)

Ele leva os visitantes para conferir de perto os encantos da ilha de Tinharé e Boipeba, além de oferecer uma vista ampla dos encantos do arquipélago e das praias de Morro de São Paulo. 

Partindo da Terceira Praia, o passeio faz cinco paradas, dependendo da maré do dia. A primeira é em Guarapuá e sua extensa orla de águas calmas. Seguindo, tem as piscinas naturais de Moreré, já na Ilha de Boipeba.

Moreré (Foto: Andy Spinelli)

Logo após,  é a vez de conhecer a praia de Cueira e o povoado de Boipeba. Aqui há inúmeras barraquinhas com diversas opções de pratos. Como a chegada por aqui é no horário do almoço, está se prova a oportunidade perfeita para aproveitar os sabores da região.

Lagosta do Guido’s Restaurante (Foto: Andy Spinelli)

Quem estiver com o espírito de aventura afiado pode aproveitar para fazer a trilha até a praia de Boca da Barra, que conta com um cenário incrível, porém, este passeio é opcional e depende da maré baixa para ser realizado.

Seguindo o roteiro, o próximo ponto é o povoado de Canavieira, em meio aos manguezais da ilha. Aqui tem uma breve parada para tomar banho de rio, antes de seguir para a próxima aventura, na ilha de Cairú. Aqui você conhecerá o convento de Santo Antônio, patrimônio histórico do período colonial do Brasil.

E para finalizar com chave de ouro, nada como apreciar o pôr do sol navegando pelo Rio do Inferno na volta para Morro de São Paulo.

Para realizar todos os passeios incríveis que mencionei aqui, contei com o apoio e suporte do pessoal da Vibe Morro. Eles foram os responsáveis por montar nosso cronograma, dando dicas dos melhores lugares e organizando tudo para a gente aproveitar ao máximo a viagem.

Se você pretende visitar Morro de São Paulo, não deixe de entrar em contato com eles. Tenho a certeza que, dessa forma, você estará garantindo uma experiência inesquecível por aqui. 

Gostou de viajar comigo até Morro de São Paulo? Já visitei muitos lugares, mas garanto a você que este destino conseguiu me surpreender com suas belezas e infinidade de atividades. Um lugar que tive a honra de mostrar à você através do Check-ins pelo Brasil.

A Coobrastur é uma das nossas parceiras neste projeto. Com mais de 30 anos no mercado de turismo, eles comercializam assinaturas de viagem através de uma plataforma 100% digital. Lá você pode adquirir diárias de hospedagem para utilizá-las em mais de 1.700 hotéis por todo o Brasil, com café da manhã e seguro viagem inclusos.

Dessa forma, o valor pago no pacote chega a ser até 60% menor do que em outros sites. Uma ótima economia, não é mesmo? Aproveite para conhecer os hotéis que eles oferecem em Morro de São Paulo!

A GOL Linhas Aéreas, parceira de longa data do Destinos Imperdíveis, também foi fundamental nesta viagem. Vale a pena conferir os pacotes de viagens que eles oferecem! 

Além disso, todo o viajante veterano sabe que a viagem fica ainda melhor quando você pode contar com o serviço de uma empresa de qualidade para organizar questões como seguro viagem, hospedagem, aluguel de carros entre outros. Por isso, selecionei algumas dicas para você evitar qualquer problema durante o seu passeio pelo Morro de São Paulo.

Nos vemos no próximo Check-in pelo Brasil!

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 31 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.