• Menu
  • Menu

O que fazer em Manaus e Presidente Figueiredo

Fala galera, o Destinos Imperdíveis está de volta com o projeto Check-ins Pelo Brasil e o destino da vez é a nossa querida Amazônia.

Nos 4 dias de viagem pudemos explorar as belezas naturais e o centro histórico de Manaus, além das imponentes cachoeiras de Presidente Figueiredo.

Se você é brasileiro e ainda não visitou a Amazônia, tá mais do que na hora de incluir esse paraíso no topo da sua lista de próximos destinos.

Agora vem conferir comigo os principais passeios da região e ainda de quebra ter uma dica para economizar com hospedagem nas suas viagens.

Passeio Fluvial

Fomos até o porto de Manaus para pegar o barco que nos levaria para todos os passeios do dia e em poucos minutos já estávamos navegando pelo Rio Negro.

Aliás, nossa primeira parada foi no Encontro das Águas, que é onde o Rio Negro encosta no Rio Solimões e juntos formam esse cenário único. As águas não se misturam devido à uma série de fatores, como velocidade, temperatura e composição, que são diferentes em cada rio.

Manaus

Seguimos viagem pelo Rio Solimões e, no percurso até a próxima parada, ainda pudemos ver diversos jacarés e até um bicho preguiça.

O almoço foi em um delicioso restaurante flutuante que contava com diversos tipos de peixe, salada e uma vista linda para o rio.

Logo ali atrás do restaurante, ainda fizemos uma trilha para avistar os nobres moradores do local: os simpáticos e curiosos macaquinhos. Além de ver várias espécies deles, ainda conhecemos uma Samaúma de cerca de 120 anos e, na volta, nos deparamos com um pequeno jacaré.

De lá, fomos para uma comunidade indígena que, durante 20 minutos, faz uma apresentação de seus costumes e rituais para os turistas. É muito interessante ver tudo de pertinho e ainda poder interagir com esse povo que é a verdadeira base da nossa população.

Ainda na comunidade, você pode comprar diversos artesanatos feitos pelas próprias tribos, que atualmente vivem do turismo.

Mais uma vez, pegamos o barco e fomos para uma das diversas plataformas flutuantes que permitem a interação com o Boto Rosa. Esses lindos animais ficam totalmente soltos na natureza e vem para perto da plataforma para  interagir com o pessoal em troca de alguns peixes.

Manaus

E para fechar o dia com chave de ouro, ainda emendamos uma rápida focagem noturna, que geralmente não está incluído no passeio fluvial. Pudemos ver inúmeros jacarés durante a focagem, além de poder sentir um pouco do que é a Selva Amazônica durante a noite.

Esse passeio é simplesmente imperdível.

MUSA

O MUSA é um jardim botânico que ocupa cerca de 100 hectares da reserva Florestal Adolpho Ducke, te dando um gostinho do que é a Amazônia. Há diversas opções de trilhas dentro do museu e no percurso você pode se deparar com exposições e laboratórios como esse de aranhas e escorpiões.

Por falar em exposição, nós conferimos uma chamada Presente Passado, que conta com diversas réplicas de fósseis de dinossauros. Demais, né?

E então, seguimos para a enorme Torre de Observação, que te coloca a 42 metros de altura e possibilita uma visão 360 da Floresta Amazônica. São 242 degraus que inicialmente parecem  muita coisa, mas é só você chegar no topo para perceber que vale cada gota de suor. 

Outro ponto obrigatório do MUSA é o lago das famosas vitórias-amazônicas, também conhecidas com vitórias-régias. Olha só quem tava por lá também.

Reserve pelo menos metade de um dia para explorar o museu com calma e curtir a abundante fauna e flora que habitam o local.

Manaus

Ponta Negra

A Ponta Negra é uma praia urbana com boa faixa de areia e ótima infra-estrutura para prática de atividades ao ar livre. Localizada às margens do Rio Negro, a praia também conta com largos calçadões, anfiteatro, além de diversos mirantes e quiosques variados.

De lá, ainda demos uma passada na imponente Arena da Amazônia, que foi construída para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.

O belíssimo estádio também foi palco de jogos das Olimpíadas de 2016 e conta com visitações guiadas de terça a sábado.

Centro Histórico

O Teatro Amazonas foi inaugurado em 1896 e é um dos mais importantes teatros do país, além de ser o principal cartão postal de Manaus.

Manaus

Com 125 anos completos em 2021, o teatro conta com uma sala onde estão expostos documentos e objetos que fazem parte de sua história. Por lá, há também uma maquete do Teatro Amazonas feita inteira em LEGO! Foram utilizadas 30 mil peças nessa réplica montada na década de 60, na Dinamarca.

O Salão Nobre é um espetáculo a parte e conta com vários lustres e mármores europeus, além de pinturas do italiano Domenico De Angelis.

O teatro continua até hoje sendo palco de óperas, musicais, orquestras, festivais e outros tipos de espetáculo. É lindo demais, né?

Ali na frente do teatro, você ainda encontra o monumento do IV Centenário do Descobrimento do Brasil, os jardins do próprio teatro, além da Paróquia São Sebastião.

Manaus

Partimos então para o Mercado Adolpho Lisboa, também conhecido como Mercado Municipal. Inaugurado em 1882, ele fica em frente ao porto.

Manaus

No Mercadão, é possível achar todo tipo de mercadoria, desde pimentas e cachaças até artesanatos locais. Aliás, lá é o lugar perfeito para comprar lembrancinhas de Manaus ou ainda achar os mais diversos tipos de peixe que você pode imaginar.

Há também uma praça de alimentação e alguns restaurantes na parte externa do Mercado Municipal.

Presidente Figueiredo

Nosso dia em Presidente Figueiredo começou com os dois pés na trilha. Logo de cara, já nos apaixonamos pela linda Caverna do Maroaga. Fizemos algumas fotos por ali, nos refrescamos, botamos os pés na água e fomos conferir a vista de dentro da caverna, é claro.

Juntamos nossas coisas e seguimos então por uma trilha bem legal em direção à segunda parada do passeio: a Gruta da Judéia. Mais uma vez, aproveitamos para lavar a alma nas águas da cachoeira, além de tirar uns minutos para contemplar a beleza do lugar.

Na hora do almoço, partimos para o centro de Presidente Figueiredo e aproveitamos para subir o drone nas Corredeiras do Urubuí.

O segundo passeio do dia foi no complexo Iracema Falls, que fica a aproximadamente 12 km do centro e conta com algumas cachoeiras.

Presidente Figueiredo

Primeiro, passamos pela imponente Cachoeira Iracema e seguimos a trilha, passando por uma fenda bem estreita, cercada de pedras.

E um pouco mais a frente, chegamos na Cachoeira Sucuriju. Como o tempo era curto, voltamos para a Iracema e curtirmos o visual por lá.

Onde se hospedar em Manaus

Nessa viagem, nos hospedamos no excelente Quality Hotel, que fica localizado em Adrianópolis, um dos melhores bairros de Manaus.

Quality Hotel Manaus

Nosso quarto era enorme, com uma cama super confortável e uma vista panorâmica de boa parte da cidade através da enorme janela.

Pra completar, o hotel ainda conta com uma academia super bem equipada, além de uma piscina perfeita para se refrescar do calor manauara.

Tudo isso sem falar no delicioso café da manhã e da proximidade com o Manaura Shopping, um dos principais da cidade.

Bom, se você quiser fazer uma viagem como essa nossa para Manaus economizando muito, nossa dica é a Assinatura de Viagem da Coobrastur.

Com ela, você pode viajar para a Amazônia ou centenas de outros destinos com economia de até 60% em hospedagem. Dá pra acreditar?

São mais de 1.700 hotéis espalhados pelo país e com qualquer um dos planos, você tem direito a Seguro Viagem e Café da Manhã incluso. Demais, né?

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 31 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts