• Menu
  • Menu
Gramado e Canela

Gramado e Canela iniciam a reabertura de atrações turísticas e hotéis

Duas das principais cidades da Serra Gaúcha, Gramado e Canela iniciaram neste fim de semana a retomada das atividades turísticas com o intuito de frear a crise que o Coronavírus trouxe ao setor do turismo. As reaberturas serão feitas de forma gradativa e seguindo todas as normas estabelecidas.

Gramado publicou, no dia 07 de maio, o decreto 103/2020 permitindo a reabertura de hotéis, parques e museus com restrições. Ainda segundo o decreto, é obrigatório o uso de máscaras de proteção facial para todos que ingressarem em espaços públicos e no comércio situado na cidade.

Já na vizinha Canela, foi publicado o decreto municipal nº 8.742, também em 7 de maio, que determina procedimentos para reabertura/retomada gradual das atividades e operações em hotéis, pousadas, aluguéis de temporada, parques e atrações turísticas.

Assim como Gramado, o uso de máscara é obrigatório e os estabelecimentos poderão receber até 50% (cinquenta por cento) de sua capacidade máxima de visitantes.

Vale lembrar que, tanto em Gramado quanto em Canela, os restaurantes e lojas já podem funcionar normalmente desde o final de abril.

Atrações turísticas

Até o momento, duas atrações retomaram as atividades em Gramado: o Parque dos Dinossauros e o Museu de Cera Dreamland. Já o Snowland, um dos parques que mais recebem turistas na Serra Gaúcha, será reaberto em 05 de junho e também contará com criteriosos procedimentos de segurança – seguindo protocolos desenvolvidos por associações de parques internacionais e nacionais.

Snowland
Snowland (Foto: Andy Spinelli)

Segundo a presidente da Associação dos Parques e Atrativos da Serra Gaúcha – APASG, Manu da Costa, a expectativa é de que outros empreendimentos do setor de entretenimento reabram nas próximas semanas: “Neste primeiro momento, tivemos poucas aberturas porque defendemos que a retomada seja aos poucos, avaliando o comportamento dos turistas e também da comunidade”.

Para a entidade, as restrições para viagens internacionais e o extremo cuidado que Gramado está tendo com os protocolos de segurança sanitária tornarão a cidade uma opção viável e segura para o turista que quiser passear e desfrutar de um destino lindo e com estrutura completa.

Já em Canela, os Bondinhos Aéreos passarão a funcionar com dinâmica diferenciada. As cabines ficarão com as janelas abertas e a divisão para o embarque será feita apenas entre famílias ou individualmente. Os parques e museus de ambas as cidades funcionarão com até 50% de sua lotação máxima e os ingressos serão comercializado por plataformas digitais, a fim de evitar filas.

Gramado e Canela: Bondinhos Aéreos
Bondinhos Aéreos (Foto: Andy Spinelli)

Hotéis

O ramo de hotelaria também começou a dar seus primeiros passos rumo ao reestabelecimento das atividades. Um dos hotéis mais tradicionais da cidade, o Casa da Montanha, já tem data para a reabertura: 15 de maio. O empreendimento volta com uma série de novos protocolos visando atender todas as exigências das autoridades de saúde.

Entre as medidas implementadas pelo Casa da Montanha estão:
– Disponibilização de alcool em gel em diversas áreas do hotel
– Medição de temperatura dos hóspedes
– Uso obrigatório de máscara facial
– Utilização de apenas 50% da capacidade de ocupação
– Oferta de café da manhã à la carte e estendido até as 13h

Gramado e Canela: Casa da Montanha
Hotel Casa da Montanha (Foto: Andy Spinelli)

Segundo o diretor de marketing do Casa Hotéis Rafael Peccin, o WhatsApp será a ferramenta oficial de comunicação com o hóspede para que o contato seja evitado ao máximo. Inclusive o check out será feito via app.

Por enquanto, a área de lazer, incluindo o carrossel que fica na frente do hotel, spa e academia seguem fechados. Os demais hotéis do grupo Casa Hotéis – Wood e Petit – também localizados em Gramado, reabrirão em breve.

Até o momento, Gramado teve apenas dois casos importados de Covid-19, já totalmente curados.

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 28 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *