• Menu
  • Menu
Festival de Cinema de Gramado

Festival de Cinema de Gramado: tudo o que você precisa saber!

Luzes, câmeras e ação! Está prestes a começar a 47ª edição do Festival de Cinema de Gramado e, para você não perder nenhuma cena desse espetáculo, preparamos as melhores dicas para aproveitar ao máximo este que é um dos maiores eventos sobre a sétima arte da América Latina.

Os holofotes se voltam a Gramado mais uma vez. É o 47º Festival de Cinema da cidade, que começa dia 16 de agosto e vai até o dia 24, trazendo todo o glamour das telas para o destino mais apaixonantes do país. O evento é uma das principais atrações anuais do destino, atraindo milhares de visitantes e famosos, que buscam apreciar a magia do cinema e, de quebra, aproveitar os encantos da Serra Gaúcha.

O Festival é constituído por uma série de eventos que acontecem principalmente no Palácio dos Festivais, no centro da cidade. Logo em frente ao prédio, a charmosa Rua Coberta servirá de cenário para o tapete vermelho, onde passarão grandes nomes da sétima arte, nacionais e latino-americanos.

Na mostra competitiva serão exibidos, no total, 19 longa metragens e 34 curtas. Acompanhando a programação, estão mostras paralelas, exibições especiais e debates, que preenchem o calendário de atrações durante os 8 dias de evento.

Apesar das exibições principais ocorrem durante a noite, com vagas limitadas, você pode conferir todos os filmes nas reprises, que acontecem sempre durante a manhã, no dia seguinte a primeira exibição. O melhor de tudo, é que você não paga nada para curtir as películas nessas sessões.

As fichas dos filmes participantes da mostra competitiva ainda estão sendo divulgadas, porém, já podemos fazer algumas previsões de quem vai visitar a cidade durante o Festival. Entre os nomes que prometem cruzar o tapete vermelho neste ano, estão estrelas como Andrea Beltrão, Miguel Falabella, Dira Paes, Eduardo Moscovis, entre outros.

Além deles há, é claro, os homenageados do evento. O Oscarito, reconhecimento dado a nomes de grande importância e atuação dentro do cinema nacional, será concedido a ninguém menos que Lázaro Ramos, ator que participou de importantes filmes nacionais, como Carandiru e o Homem que Copiava. Já o Troféu da Cidade de Gramado deste ano vai ir para Mauricio de Souza, nome por trás da Turma da Mônica. Personagens que fizeram parte da infância de muitos, transcendendo as páginas e as telas, tendo um espaço especial na própria cultura brasileira e em nossos corações.

Já que estamos falando de premiações, não podemos deixar de mencionar o Kikito! O deus da alegria e bons sentimentos, que recepciona os visitantes que chegam a Gramado, vindo por Porto Alegre, é uma obra da artista Elizabeth Rosenfeld. Criado com o intuito de trazer felicidade e energia positiva para todos que cruzam o seu caminho, a simpática figura é o rosto do Festival e, sem dúvidas, uma das personalidades mais famosas de Gramado.

Outro aspecto muito bacana desse evento é o lado inclusivo do mesmo. Para o primeiro sábado de exibições, já está prevista uma sessão especial para cerca de 400 deficientes visuais. Enquanto isso, paralelo as atrações principais, acontecerá a mostra do Educavídeo, um projeto da cidade, onde alunos da rede pública exibem os trabalhos audiovisuais criados por eles em oficinas nas escolas.

Se você está pensando em vir para cá celebrar o evento, anote algumas dicas para aproveitar ao máximo.

O tapete vermelho com certeza é uma das principais atrações do Festival, o local onde os artistas passam fica lotado de gente, então se você deseja ver de pertinho o seu ídolo, é bom chegar com antecedência ao local. Anote ai, as mostras competitivas acontecem em dois horários, às 18 e às 21 horas.

Por mais que o nome da Rua Coberta seja auto-explicativo, a mesma não é fechada e agosto ainda é um dos meses mais frios da Serra Gaúcha. Então se você deseja ver os famosos, é bom levar um casaquinho extra.

Para quem deseja conferir atrações no centro de Gramado durante Festival, como a Igreja São Pedro e a Fonte do Amor Eterno, vá mais cedo, pois a Avenida Borges de Medeiros é fechada para a circulação de veículos, tornando o trânsito um pouco complicado nas redondezas.

E mais uma dica bacana, dessa vez para quem deseja se aprofundar na história do Festival, é conferir o Museu do Festival de Cinema de Gramado (MFCG), que abriga um dos maiores acervos sobre a história da sétima arte do Brasil. O MFCG fica junto ao Palácio dos Festivais, e funciona de segunda a sábado, das 10 às 18h, podendo operar em horário diferenciado durante o evento.

Quem mais já está contando os dias para o início do 47º Festival de Cinema de Gramado?

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 28 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *