• Menu
  • Menu

Cânion Itaimbezinho: o que fazer e onde se hospedar

Não muito longe da Serra Gaúcha, esconde-se um cenário surpreendente. O Cânion Itaimbezinho emoldura o horizonte em sua abertura gigantesca, por onde escorrem cachoeiras, que deságuam em um rio preguiçoso no fundo de suas paredes. A gente mostra tudo para você e, de quebra, ainda damos algumas dicas, que vão transformar sua visita em uma experiência incrível. Olha só!

Cânion Itaimbezinho
Cânion Itaimbezinho (Foto: Andy Spinelli)

É difícil descrever a sensação de ver o Cânion de Itaimbézinho pela primeira vez. A abertura com 700 metros de altura e quase 7 km de extensão é impressionante. A ruptura que gerou essa atração natural aconteceu a milhares de anos. Hoje, a natureza já tomou conta do local e suas descidas íngremes. Essa combinação acaba criando um cenário único e demora alguns segundos para cair a ficha de que este lugar é real.

Cânion Itaimbezinho

Este espetáculo natural fica dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra, uma área de conservação ambiental que abrange uma área de 10 mil hectares. Por lá, você encontra duas opções de trilhas disponíveis.

A primeira é a Trilha do Vértice. A mais curta das duas, ela parte do centro de visitantes em direção a borda do cânion. Com cerca de uma hora de duração, este caminho tem o bônus de oferecer uma vista linda da Cachoeira Andorinhas e da Véu de Noiva.

Cânion Itaimbezinho

A segunda é a Trilha do Cotovelo. Mais longa, com pouco mais de 6 km de extensão, ela atravessa a mata nativa da região, levando até um mirante que oferece uma vista panorâmica do Cânion do Itaimbézinho.

Existe ainda uma terceira opção, que é a Trilha do Rio do Boi. Esta, porém, parte da cidade de Praia Grande, além de ser a única que leva até o fundo do cânion. O principal contraponto é que ela precisa ser feita na companhia de um guia, pois o terreno é perigoso. Também é bom estar preparado, pois este passeio pode levar até 7 horas.

Fique atento, não é permitido levar seus pets para realizar as trilhas. Além disso, mesmo o parque fechando as 17 horas, o último grupo parte do centro de visitantes às 15 horas.

Dicas para aproveitar ainda mais!

A nossa primeira dica para quem vai visitar o cânion é prestar atenção no tempo. Escolha um dia ensolarada para aproveitar o passeio, e evite as primeiras horas do dia, pois a neblina pode aparecer e esconder este visual espetacular.

A nossa segunda dica, por sua vez, é uma que vai mudar completamente a sua visita por lá, afinal, não tem como falar do Cânion Itaimbezinho sem falar da Morada dos Canyons.

Morada dos Canyons

Vista espetacular, estrutura completa e acomodações aconchegantes. O que mais você pode querer de sua estadia? A Morada do Canyons oferece tudo isso em um único pacote, para você aproveitar ainda mais sua viagem.

Morada dos Canyons - Cânion Itaimbezinho
Morada dos Canyons (Foto: Andy Spinelli)

Toda a estrutura do hotel é construída à beira dos cânions, oferecendo uma paisagem indescritível. Sério, é preciso estar lá para entender a beleza desse lugar. A decoração rústica do hotel ajuda a criar um clima ainda mais aconchegante. É fácil pensar que você está em um daqueles filmes onde a família decide passar um final de semana nas montanhas para aproveitar a vida.

Morada dos Canyons
Chalé 6 da Morada dos Canyons (Foto: Andy Spinelli)
Pique nique no Chalé (Foto: Andy Spinelli)
Morada dos Canyons
A cama super espaçosa do chalé 6 da Morada dos Canyons (Foto: Andy Spinelli)

Não é difícil chegar lá. A Morada dos Cânions fica a apenas 10 km do centro de Praia Grande, e a estrada até o hotel está em boas condições.

O local funciona no modelo de chalés. Ao todo, são 10 estruturas, cada uma com decoração diferenciada. Sete delas contam com vistas diretas para os cânions, enquanto as outras três estão próximas a natureza, criando o cenário ideal para relaxar e recarregar as energias.

Chalé 6 da Morada dos Canyons - Cânion Itaimbezinho
Morada dos Canyons

Além das comodidades clássicas que todo o bom viajante merece, como cama king size e TV de tela plana, por exemplo, os chalés da Morada da Montanha vão além. O destaque fica para o deck totalmente envidraçado, com uma banheira dupla de hidromassagem e um telescópio para observação astronômica. Acredite, o céu noturno de lá é simplesmente fenomenal. Ah, e se esfriar, é só acender a lareira.

Percebeu que este pode ser um cenário bastante romântico, não é mesmo? Para ajudar a criar aquele clima especial, a administração da Morada dos Canyons oferece pacotes especiais para os casais, com direito a decorações românticas e regalias como espumantes e chocolates. Os preços variam de acordo com o pacote escolhido. Esta é uma ótima forma de surpreender aquela pessoa especial, fica a dica.

O restaurante também surpreende em todos os sentidos. Seja pela vista panorâmica dos cânions ou pelo cardápio saboroso, você vai quer voltar lá o tempo todo. Além do café da manhã, o local também oferece almoço ao meio dia e pratos a la carte a partir das 19 horas. Vale a pena experimentar esta experiência.

Morada dos Canyons
Morada dos Canyons
Piscina coberta com vista para os cânions (Foto: Andy Spinelli)

Mas não tem como falar da Morada dos Cânions sem mencionar a sua piscina aquecida com borda infinita, que mescla-se com a linha do horizonte dos cânions. Além de render ótimas fotos, o ambiente é super aconchegante e acolhedor, a vontade que temos é de nunca mais sair de lá.

Piscina da Morada dos Canyons
Piscina de borda infinita da Morada dos Canyons (Foto: Andy Spinelli)
Morada dos Canyons - Cânion Itaimbezinho

Com um cenário surpreendente, a Morada dos Canyons aproveita o cenário, que já é incrível, aliando ele a uma estrutura surpreendente, para oferecer uma experiência simplesmente inesquecível. Certamente, é um desses hotéis que você precisa se hospedar pelo menos uma vez na vida.

Já conhecia o Cânion do Itaimbezinho? É incrível pensar que o nosso país esconde cenários tão bonitos e espetaculares como este, não é mesmo? Se você deseja conhecer outros destinos incríveis, fique ligado em nosso blog! Quem sabe qual lugar vamos conhecer na próxima vez?

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 28 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *