• Menu
  • Menu

5 destinos pouco conhecidos no Brasil

Quinto maior país do mundo, o Brasil é dono de uma natureza única, onde florestas que escondem lagos de águas cristalinas dividem espaço com cenário árido do sertão e, é claro, algumas das praias mais bonitas do mundo!

Essa diversidade geográfica acaba gerando uma infinidade de destinos imperdíveis, porém, a grande diversidade de opções acaba ofuscando algumas atrações que, apesar de serem menos conhecidas, não ficam devendo nada aos seus vizinhos famosos. Por isso, listamos 5 destinos ainda não tão conhecidos, mas que merecem um lugar especial no seu roteiro. Conheça!

Alter do Chão – Pará

Alter do Chão é um daqueles destinos que merece a visita em mais de um momento ao longo do ano, isso por que as atrações do local mudam conforme a maré. O lugar é uma vila pacata a cerca de 30 km de Santarém, no Pará, e conta com praias maravilhosas e uma tranqüilidade sem igual, perfeito para aqueles que buscam por um pouco de sossego.

O ponto mais famoso de lá é a Ilha do Amor. Com 10 km de extensão de praia, o local fica completamente submerso durante a maré alta, e mesmo na maré baixa, é necessário caminhar pelas águas para chegar ao destino. O esforço compensa, pois esta é considerada uma das melhores praias do local.

Outra atração única é o Lago Verde, onde é possível mergulhar nos igarapés, e fazer trilhas acompanhado de macacos e cutias. Não deixe de passar na Ponta do Cururu, um banco de areia acessível apenas de barco, onde é possível ver de perto os botos, tão famosos na região.

Alter do Chão

Ilha do Campeche – Santa Catarina

Considerada a atração mais bonita de Florianópolis, a Ilha do Campeche é um local que reúne as belezas do mar catarinense, com um dos ecossistemas mais ricos do país e um acervo histórico milenar.

A principal atração do local é justamente o seu litoral, mas a ilha tem seus encantos únicos, entre eles, uma trilha subaquática, onde você pode observar todos os detalhes da vida marinha da região. Por lá também é possível encontrar nada menos que 10 sítios arqueológicos, que contam com vestígios de povos pré-históricos que vão desde gravuras rupestres, passando por monumentos e objetos, até mesmo ruínas.

A ilha inclusive foi tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional. Se você pretende conhecer o lugar, preste atenção a alta temporada, pois só é permitido no máximo 800 pessoas simultaneamente na ilha, para preservar o local.

Chapada das Mesas – Maranhão

Paredões de pedras, cânions, cachoeiras, bosques e, para ficar ainda melhor, o cenário é completado pela paisagem do sertão brasileiro. Assim é a Chapada das Mesas, que fica em Carolina, ao sul do Maranhão. O local é formado por grandes formações de rochas com topo plano, que acabam lembrando mesas gigantes, daí vem o nome do lugar.

O Morro do Chapéu é um dos pontos mais famosos da região, o local é bastante procurado para a prática de trekking, oferecendo um desafio para os aventureiros de plantão com a recompensa, é claro, de uma paisagem deslumbrante ao final do caminho.

Para quem procura tranquilidade, o Poço Azul é o local ideal. Um lago de águas cristalinas, cercado por paredões de terra avermelhada, oferecendo um dos cenários mais incríveis que a natureza brasileira é capaz de proporcionar.

Chapada das Mesas – Foto: Mauricio Oliveira (www.trilhaseaventuras.com.br)

Aiuruoca – Minas Gerais

Também chamada de paraíso do Ecoturismo, Aiuruoca é formada por vales e montanhas, regadas por rios fartos, que proporcionam quedas d’água belíssimas! A harmonia da natureza por lá é tão grande, que o destino é considerado uma cidade mágica, procurado por muitos para descansar e recarregar as energias.

O cartão postal da região é a Cachoeira dos Garcias, uma queda d’água que forma uma piscina natural magnífica, para ser desfrutada sem preocupações. Aqueles que querem aventura podem explorar o Pico do Papagaio, onde uma trilha, considerada de nível difícil, leva à uma paisagem panorâmica surpreendente com 2105 metros de altitude.

O Vale do Matuto é outro lugar que merece estar em seu roteiro. O pequeno povoado é perfeito para aqueles que querem simplesmente curtir a natureza. É lá que fica o Pocinho, uma área de banho com águas tranquilas e pequenas quedas d’água, perfeito para quem quer curtir com crianças.

Aiuruoca – Foto: Gabriel Vallim

Nobres – Mato Grosso

Com uma vegetação exuberante, que esconde lagos e piscinas naturais formadas por cascatas impressionantes, Nobres, em Mato Grosso, acaba sendo bastante comparada a Bonito, mas o destino tem atrativos próprios, fazendo com que o local venha ganhando destaque no turismo nacional.

Entre as principais atividades do local está o Aquário Encantado, um lago de águas cristalinas escondido entre as árvores, que abriga uma diversidade enorme de peixes, sendo possível alugar um snorkel e mergulhar para conferir de perto estes animais.

Outra atração imperdível de Nobres é o Boia Cross no Duto do Quebó, um percurso de 1800 metros de extensão, onde você desce as correntezas do Rio Quebó sobre uma boia, desfrutando de todos os encantos da região. O ponto alto do passeio é quando o rio passa por dentro da Caverna do Cerquinha, são quase 300 metros de escuridão, onde só é possível enxergar com o auxílio de uma lanterna.

Nobres
Nobres – Foto: Sidney Michaluate (www.3em3.com)

Já conhecia algum desses lugares? Qual você gostou mais? Conte para a gente nos comentários!

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 28 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *