• Menu
  • Menu
Lençóis Maranhenses

5 destinos para fugir da muvuca do carnaval

A maior festa do mundo está chegando!  A folia vai invadir as ruas de alguns dos principais destinos do país, trazendo toda a alegria, e bagunça, da data mais animada do ano. Se você não gosta do carnaval, não é motivo para deixar de curtir o feriadão prolongado e aproveitar lugares incríveis.

Pensando nisso, selecionamos 5 destinos para aqueles que desejam fugir da “muvuca” do carnaval, confira:

Gramado (Rio Grande do Sul)

Uma infinidade de atrações, gastronomia farta, arquitetura europeia e natureza exuberante fazem de Gramado um local único. Eleita como o 2º melhor destino do país e 5º da América Latina, a cidade sabe como conquistar seus visitantes. A variedade de atividades promete diversão para a família inteira. Desde a neve de verdade o ano inteiro no Snowland, um piquenique nas margens do Lago Negro ou uma caminhada pelas ruas charmosas. Opção é o que não falta!

Fazer dieta será uma tarefa difícil por lá. Começando pelo café colonial, inspirado no desjejum reforçado dos colonos, passando pelo galeto e massas da gastronomia italiana, até o fondue, a iguaria de queijo derretido (ou chocolate, na versão doce), que encontrou na Serra Gaúcha a sua segunda casa. Não podemos esquecer dos deliciosos chocolates artesanais, que você pode levar para casa ou de lembrança para alguém especial.

Gramado é um daqueles poucos destinos que deixam uma marca especial em nossos corações.

Gramado - Lago Negro

Gramado - Snowland

Gramado - Av. Borges de Medeiros



Booking.com

Capitólio (Minas Gerais)

Agora, se você deseja fugir do movimento que toma conta do litoral nesta data, mas não quer deixar de curtir uma boa praia, Capitólio é o destino ideal!  A 280 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o local oferece um cenário espetacular, emoldurado por cânions, grutas e cachoeiras, e um dos maiores espelhos d’água do mundo, o Lago de Furnas.

A natureza é a principal atração por lá. Apesar da grande maioria das atividades ficarem afastadas do centro da cidade, elas são de fácil acesso com carro. Caso esteja sem veículo, diversas agências da região oferecem uma infinidade de roteiros, contemplando os principais pontos da região.

Entre as opções estão mais de 20 complexos abertos a visitação, uma infinidade de cachoeiras, mirantes com vistas dos cânions e, é claro, o famoso passeio de lancha nas águas do “Mar de Minas”. A gastronomia por lá se baseia principalmente em peixes, preparados das mais diversas formas. A culinária mineira também não fica de fora e o tradicional frango caipira faz sucesso com os visitantes.

Confira nosso episódio em Capitólio:



Booking.com

Lençóis Maranhenses (Maranhão)

É impossível descrever a sensação de ver os lençóis pela primeira vez. Dunas de areia branca escondem lagoas com águas cristalinas em tons de verde e azul, formadas pelas chuvas. Um cenário moldado pela natureza através das forças dos ventos, que fazem os bancos de areia se mover pela região.

O principal ponto de acesso ao local é por Barreirinhas, cidade que abriga um maior numero de hotéis, restaurantes e estabelecimentos voltados ao turismo. Quem procura por mais tranquilidade pode ir até Santo Amaro do Maranhão, que revela uma parte ainda não tão explorada dos lençóis, mas que não fica devendo nada para o restante do parque. Fica o porém aqui, tanto o acesso a cidade como a infraestrutura para o turismo passaram a receber investimento a pouco tempo, então espere viajar por estradas de chão batido e acomodações simples, mas com um charme especial.

Não podemos esquecer do tradicional passeio de barco pelo Rio Preguiças, que recebeu esse nome devido as suas inúmeras curvas e voltas, percorridas por águas lentas e tranquilas.

E duas dicas importantes, a primeira: ter uma boa disposição física ajuda, e muito, na hora de explorar os lençóis, e a segunda: como o sol é uma presença constante, não se esqueça de levar protetor solar!

Confira nosso episódio nos Lençóis Maranhenses:

Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses



Booking.com

Chapada dos Veadeiros (Goiás)

Rios cristalinos, paredões de pedra, cachoeiras com mais de 100 metros e tudo isso cercado pelo cerrado brasileiro. Assim é a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, um destino bastante procurado pelos amantes de ecoturismo e perfeito para você que deseja relaxar durante o carnaval.

Com trilhas dos mais variados níveis de dificuldade, desde aquelas que demoram algumas horas, até percursos que levam 2 dias, o destino reserva diversos cenários maravilhosos, como lagos e piscinas artificiais, apenas esperando para serem encontrados pelos mais aventureiros aventureiros.

Um desses cenários é Vale da Lua, que não fica necessariamente na Chapada dos Veadeiros, mas vale muito à pena a visita. Uma obra de arte criada pela natureza, onde a correnteza do Rio São Miguel esculpiu crateras nas rochas que lembram bastante o solo lunar. O ambiente único também é propicio para a formação de cascatas e piscinas naturais, dependendo do volume das chuvas, vale se informar antes de ir para saber quais estarão próprias para banho durante a sua visita.



Booking.com

Jalapão (Tocantins)

Bastante conhecido pelos amantes de ecoturismo, o Jalapão está começando a chamar a atenção daqueles que procuram por aventura em um destino fora dos roteiros turísticos tradicionais. Abrangendo uma área de 34 mil m², a região oferece cenários áridos, campos, serras, dunas e formações rochosas, cortadas por rios e ribeirões, proporcionando belíssimas quedas d’água e piscinas naturais.

A locomoção pode ser bastante complicada caso você não esteja preparado. Estradas de chão e areia fofa tornam obrigatório o uso de um veículo 4×4 para viajar por algumas rotas, além da parca cobertura de sinal telefônico, que pode dificultar a comunicação em alguns casos. Porém, todos esses perrengues podem ser facilmente superados, e a recompensa que te espera no fim do caminho são alguns dos cenários mais surpreendentes que você verá na vida.

A atração mais procurada na região é sem sombras de dúvidas os fervedouros, nascentes de rios subterrâneos que formam piscinas naturais de águas cristalinas. A pressão da água saindo da terra acaba criando um evento natural chamado de ressurgência, que torna praticamente impossível afundar.

Os principais fervedouros do Jalapão, como o Fervedouro do Ceiça, ficam dentro de propriedades privadas, sendo necessário pagar uma pequena taxa de entrada. Para não estragar a experiência e também, preservar a atração natural, é permitido apenas um número limitado de pessoas por vez, que podem aproveitar local por um tempo máximo de 20 a 30 minutos.

Jalapão

Jalapão

Carnaval - Jalapão



Booking.com

Opções para curtir uma das datas mais festivas do Brasil, sem cair na folia, não faltam! Conta ai, qual desses lugares você deseja conhecer primeiro?

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 28 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *