• Menu
  • Menu

5 destinos para curtir o outono no Brasil

A estação das folhas amarelas e ventos gelados chegou ao hemisfério sul. O Brasil, apesar de ser reconhecido como um país tropical, reserva destinos incríveis para curtir o outono. Confira a nossa seleção e programe a sua viagem para aproveitar uma das estações mais românticas do ano.

O outono começou no último dia 20, e vai até o dia 21 de junho, trazendo aquele charme europeu e apaixonante durante esses três meses. E não é por estar no Brasil que você precisa deixar de aproveitar a estação. Nosso país guarda destinos surpreendentes, que não deixam nada a desejar para as cidades européias, e são perfeitos para curtir este período. Por isso, preparamos essa seleção especial para você curtir ainda mais o período. Confira!

Monte Verde/MG

Clima serrano, arquitetura apaixonante e uma gastronomia rica em sabores, que vai acabar com qualquer dieta. Monte Verde une natureza e aconchego de maneira única, proporcionando um destino especial em Mato Grosso. Apesar de o inverno ser a época que mais atrai turistas por lá, o outono é um período excelente para conhecer a cidade.

As manhãs geladas são perfeita para estender o sono por alguns minutos, ou despertar com uma xícara de café fumegante enquanto aprecia a paisagem. Durante a tarde, os termômetros sobem, permitindo aproveitar ao máximo as atividades de ecoturismo, que vão desde trilhas e passeios de quadriciclos, até a falcoaria. Para fechar o dia, as noites frias são o convite ideal para aproveitar a gastronomia local, com seus deliciosos fondues e massas. Inclusive, selecionamos algumas opções de restaurantes nesse post, para você não errar na hora da janta. Não deixe de conferir. O outono é perfeito em Monte Verde!

Assista nosso episódio em Monte Verde:



Booking.com

Penedo/RJ

Em Penedo, as praias tropicais do Rio de Janeiro dão lugar a simpáticas casas em estilo enxaimel, araucárias e fábricas de chocolate. Também conhecida como a cidade do Papai Noel no Brasil, o destino fica na Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e a Cidade Maravilhosa. Foi colonizado por finlandeses na década de 20, que trouxeram na mala suas tradições e costumes, criando um local único.

O outono realça ainda mais o charme da cidade, convidando casais apaixonados a se hospedarem nas aconchegantes pousadas da cidade. Enquanto isso, os aventureiros desbravam as trilhas entre os pinheiros, que podem ser realizadas a pé e a cavalo.  Falando na natureza, a mesma guarda alguns visuais surpreendentes por lá, com o Poço Esmeralda, inúmeras cascatas e o Pico do Penedinho, com uma vista estonteante.

Para finalizar o passeio, não deixe de conferir a Pequena Finlândia e suas casinhas coloridas cercadas por jardins floridos. Por lá, você encontra uma infinidade de lojinhas, vendendo produtos artesanais e saborosos chocolates.



Booking.com

Serra Negra/SP

Considerada uma das mais importantes estâncias hidrotermais do país, Serra Negra reserva diversas atrações dedicadas ao turismo rural e de compras.

A 2 horas de distância da capital, o destino deixa de lado a correria da cidade grande para aproveitar o melhor que a natureza tem a oferecer. Comece pelo tradicional passeio de teleférico, que leva você até o Pico do Fonseca, onde se encontra o Cristo Redentor de Serra Negra. Depois aproveite o Alto da Serra, a 1310 metros de altura, que descortina uma paisagem incrível, com vista para 10 cidades da região.

Voltando a civilização, vale conferir o passeio de Maria Fumaça pelo centro. Diversas empresas oferecem este tour, cada uma com valores e trajetos diferentes, informe-se antes de decidir qual a melhor opção para você. Não deixe de conferir também os parques de águas minerais, que dispõem de locais para piqueniques, jardins floridos e as tão famosas fontes. Aqui fica difícil recomendar um só, mas se você estiver com pouco tempo, aposte nos principais, como o Parque Fonte São Agostinho e a fonte de Nossa Senhora de Lourdes, por exemplo.

Antes de ir embora, não deixe de passar nas lojinhas para atualizar seu guarda roupa para o inverno. Além de malharia, é possível encontrar por lá produtos de produção colonial, como sucos e vinhos, além de artesanato.



Booking.com

Pantanal/MT

Eleito como Patrimônio Mundial da Unesco e apontado pelo Ministério do Turismo como um dos 5 destinos para se visitar no outono, o Pantanal não poderia ficar de fora da nossa lista.

Mas afinal, por que visitar o destino no outono?

No final de maio começa o período de estiagem dos rios, momento em que se torna mais fácil ver os animais da região, que conta com uma fauna riquíssima. Para você ter uma ideia, são cerca de 1000 espécies de aves, 400 de peixes, 300 de mamíferos, 480 de répteis e cerca de 9 mil espécies de invertebrados, tudo isso espalhados pelos 250 mil km² da região, que abrange parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Uma simples viagem pela Rodovia Transpantaneira pelos seus 145 km, vira uma aventura única, com a presença de jacarés, onças e revoadas de pássaros. Também é possível aproveitar trilhas, safáris fotográficos, observação de aves e passeios de barcos e a cavalo. A estação das folhas amareladas certamente realça o que o Pantanal tem de melhor!



Booking.com

Lages/SC

Mesmo sendo a maior cidade em limite territorial de Santa Catarina, Lages ainda mantém aquele ar de tranquilidade do interior. Considerada a capital do Turismo Rural, o outono é o tempero certo para tornar a sua visita por lá ainda mais especial.

Aproveite o frio matutino para fazer uma cavalgada pela serra e seus encantos. Agora, se você procura por mais aventura e emoção, não deixe de conferir o Park Lages, que possui a maior tirolesa do Brasil, além de contar com escalada, rapel e trekking.

No cardápio do destino, estão os pratos típicos da tradição rural. Espere saborear por lá iguarias como churrasco, feijão tropeiro, pinhão, doce de abóbora, lingüiça, entre outros.

Lages certamente vai deixar aquele gostinho de “quero mais”.



Booking.com

E você, já decidiu para onde vai viajar neste outono? Conte para a gente nos comentários!

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 28 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *