• Menu
  • Menu

O que fazer em Bonito/MS?

Poucos destinos do país conseguem manter suas atrações naturais praticamente intocadas e Bonito é um deles. Com rios de águas transparentes, cachoeiras belíssimas, grutas e cavernas, a região se tornou uma das queridinhas dos turistas brasileiros. Confira tudo o que você precisa saber sobre o local.

Se existe um destino que reúne tudo o que faz a natureza brasileira ser tão incrível, este é Bonito. Polo do ecoturismo nacional, o local já foi premiado com o World Responsible Tourism Awards, um dos maiores reconhecimentos do turismo sustentável do mundo. Não é por menos. Os responsáveis pelas atrações naturais cuidam de tudo para preservar a flora e fauna local, estabelecendo limite diário de visitantes e regras simples, que ajudam a manter as belezas do destino.

Entre as principais atividades que você encontra por lá estão trilhas, as famosas flutuações, prática de esportes radicais e exploração de grutas e cavernas. São atividades para todos os gostos, que oferecem diversas formas de entrar em contato com a natureza, respeitando seus limites.

O que fazer em Bonito?

Gruta do Lago Azul

Começamos nossas dicas com um dos cenários mais incríveis de Bonito. A Gruta do Lago Azul foi cenário de filmes e novelas. Sua cavidade repleta de água cristalina tem cerca de 60 milhões de anos, tendo sido tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1978.

A aventura começa na trilha com 300 metros de extensão, levando até a escadaria com 298 degraus que termina no deck próximo as margens do lago. Para preservar o meio ambiente, é estabelecido um limite de 305 visitantes por dia.

Mesmo sendo um dos pontos mais visitados do destino, a Gruta do Lago Azul ainda guarda muitos mistérios como, por exemplo, a sua profundidade, já que o máximo alcançado por um mergulhador até hoje foi 87 metros. Por este motivo, não é permitido tomar banho nas águas da gruta.

Bonito - Gruta do Lago Azul

Lagoa Misteriosa

Mais uma atração encantadora e cercada de mistérios. Como o nome já diz, a Lagoa Misteriosa guarda muitos segredos. Assim como a Lagoa Azul, até hoje não se sabe o tamanho total da Lagoa Misteriosa, apenas que ultrapassa os 220 metros de profundidade.

O local é perfeito para a prática de mergulho com cilindro devido a tranquilidade das águas. Apesar de não haver muitos peixes por aqui, o visual submerso da cavidade alagada é de impressionar.

Bonito - Lagoa Misteriosa

Bonito - Lagoa Misteriosa

Aquário Natural

O Aquário Natural é um daqueles cenários que parece ter sido cuidadosamente preparado pela própria natureza, para nos apresentar os seus encantos. A vegetação aquática abundante, pontuadas aqui e ali por troncos e rochas submersas realmente criam a sensação de estar em um aquário gigante. A grande estrela, entretanto, são os inúmeros peixes. Com suas escamas coloridas, os animais já estão bem acostumados a presença humana e não tem nem um pouco de vergonha das câmeras, oportunidade perfeita para atualizar o seu álbum de fotos.

O lugar também é ideal para a prática da flutuação, onde você relaxa o corpo e deixa a correnteza te levar. Aqui, um guia sempre acompanha os visitantes na prática, dando dicas e garantindo a segurança de todos.

Bonito - Aquário Natural

Rio da Prata

Já que estamos falando de flutuação, a maior e mais famosa delas fica no Rio da Prata. Aqui, a prática é recomendada apenas para os mais aventureiros, já que há trechos de correntezas e com pedras, sendo necessário ter um pequeno preparo físico para encarar o desafio.

O ponto de partida fica no rio Olho d’Água, localizado em Jardim, cidade vizinha de Bonito. Vale estender a visita até lá para conferir essa atração, mas vá preparado, pois ela é uma das mais concorridas do destino.

Nascente do Rio Sucuri

O Rio Sucuri é o segundo maior percurso de flutuação de Bonito. A grande vantagem aqui é a água transparente e a correnteza mais suave, perfeito para quem ainda está começando na prática e deseja aproveitar a experiência sem pressa.

Bonito - Rio Sucuri

Estância Mimosa

Coloque seu melhor tênis de caminhada. A Estância Mimosa é o principal ponto de um circuito de cachoeiras com quase 3 Km de extensão. Ao longo do caminho, há sete paradas para banho, com direito a uma plataforma que permite saltos de até 6 metros de altura nas lagoas naturais.

Ao final do passeio, um almoço caprichado espera pelos aventureiros na Estância Mimosa. No cardápio estão deliciosos pratos tradicionais, feitos com ingredientes produzidos na região. Para completar a aventura é possível realizar um passeio de cavalo, curtindo a típica paisagem do interior.

Bonito - Estância Mimosa

Bonito - Estância Mimosa

Abismo Anhumas

Se você nunca fez rapel da vida e não sabe se vai conseguir encarar o desafio, não precisa se preocupar: no dia anterior você vai passar por um teste, descendo e subindo um rapel de 8 metros na sede da atração, lá perto do centro de Bonito.

Foi aprovado? Então aí começa a diversão. Chegue no horário, coloque os equipamentos e se prepare para uma das maiores emoções da sua vida. Logo na descida, depois de uns 10 metros, você já vai ter uma noção do que te espera: uma enorme e milenar caverna alagada. Chegando lá embaixo, deixe sua pupila se acostumar com a escuridão e aí é só curtir essa esplêndida obra da natureza.

Há duas opções de atividade: flutuação ou mergulho. Nós fizemos a flutuação e como o ambiente é bem escuro, não deu pra captar muitas imagens subaquáticas. É, na verdade, foi até bom, assim não damos nenhum spoiler e você fica com mais vontade de conhecer tudo isso pessoalmente.

Como tudo que é bom dura pouco, depois de umas 4 horas o passeio chega ao fim e é hora de subir os 72 metros. Feita pela mesma corda, a subida requer bem mais esforço físico. E se a descida leva de 5 a 10 minutos, se prepare para levar pelo menos o dobro pra subir. É cansativo, mas assim que você estiver em terra firme de novo, terá certeza de que acabou de ter uma das experiências mais incríveis da sua vida.

Bonito - Abismo Anhumas

Bonito - Abismo Anhumas

Buraco das Araras

Imagine uma cavidade com 500 metros de circunferência e mais de 100 metros de profundidade, sendo utilizado como lar para centenas de araras vermelhas?

Este é o Buraco das Araras, um passeio perfeito para apreciar as belezas de um dos animais mais belos da fauna brasileira. Para facilitar a visualização dos pássaros, dois mirantes foram construídos no local. A trilha inteira tem duração média de 1:30 hora e meia, sendo possível complementar este passeio com uma visita ao Rio da Prata.

Bonito - Buraco das Araras

Bonito - Buraco das Araras

Assim é fácil entender por que Bonito se transformou em um dos destinos favoritos dos brasileiros, não é mesmo? Conta para a gente, qual dessas atrações você vai visitar primeiro quando visitar o local?

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 28 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *