• Menu
  • Menu

Curtindo a Páscoa na Serra Gaúcha

Ah… a Páscoa! O feriado mais doce do ano está chegando e a Serra Gaúcha, já famosa por suas atrações incríveis, se prepara para mais uma edição de gostosuras e saborosas memórias. Se você está pensando em curtir o período por lá, descubra as surpresas que a região reserva para esta data!

Os encantos da Serra Gaúcha estarão ainda mais apaixonantes nos próximos dias. As charmosas ruas de Gramado, Canela e Nova Petrópolis receberão novas cores e sabores. É a magia da Páscoa tomando conta das cidades.

Páscoa em Gramado

Páscoa na Serra Gaúcha

Enquanto no famoso Natal Luz, as luzes e as alegrias do final de ano são as responsáveis pela festa, o chocolate artesanal é a estrela da vez agora. Ovos gigantes invadem as ruas, coelhos alegres se escondem aqui e ali no meio da decoração, enquanto cada um dos três destinos reserva atividades únicas e especiais. Sabe o que é o melhor? Você pode aproveitar tudo em uma única viagem! Olha só o que te espera por lá:

Chocofest em Nova Petrópolis

Você deve estar se perguntando: “A Chocofest não acontecia em Gramado?” Sim! O evento já foi sediado por Gramado e Canela. Agora, pelo segundo ano consecutivo, Nova Petrópolis recebe a atração, fazendo jus ao sucesso das edições em sua vizinha mais famosa.

A Chocofest por lá começa dia 11 de abril e vai até dia 21. Durante esses 10 dias, o Conde Guloseima e sua trupe de personagens vão guiar a diversão.  Para ter uma ideia do tamanho da dedicação ao evento por lá, cerca de 10 mil ovos de páscoa, de variados tamanhos e cores, serão espalhados pelas ruas da cidade.

A Rua Coberta, que fica na Praça das Flores, se transforma no Planeta das Guloseimas durante este período, recebendo decoração especial, feira de artesanatos e chocolates, atividades lúdicas e o multipalco, com apresentações artísticas diárias.  Já o tradicional desfile de Páscoa, onde coelhos e outras criaturas mágicas transitam pela principal avenida de Nova Petrópolis, acontecerá em todos os finais de semana e feriados.

Nem o famoso Labirinto Verde fica de fora. Se você já acha difícil chegar ao centro dos corredores formados pelos ciprestes, saiba que a atração vai ganhar um novo desafio com o Rastro do Coelho. O Conde Guloseima esconderá centenas de ovos de chocolate em meios aos corredores do labirinto, e as crianças poderão se divertir enquanto procuram pelo seu. O Rastro do Coelho também terá uma edição especial dentro da Aldeia do Imigrante, mais um cenário para os pequenos praticarem a habilidade de caça aos ovos.

Todas as atrações da Chocofest de Nova Petrópolis são inteiramente gratuitas.

Páscoa na Serra Gaúcha

Páscoa em Nova Petrópolis

Chocofest

Páscoa na Serra Gaúcha

Páscoa em Gramado

A celebração da data na cidade mais famosa da Serra Gaúcha será um pouco mais longa. A Páscoa em Gramado vai de 29 de março até 21 de abril.  Neste ano, os detalhes da decoração se inspiram no estilo arquitetônico da Região das Hortênsias. Claro, os ovos de chocolate gigantes tomam conta da Avenida Borges de Medeiros, porém agora eles dividem espaço com coelhos e simpáticas lanternas inspiradas no estilo colonial, que iluminam a via durante a noite.

O destino reserva uma programação diária durante os 24 dias de evento, que certamente vai encantar você.  A Vila de Páscoa, montada na Praça das Etnias, cria um cenário encantador, onde artesãos locais expõem seus trabalhos manuais. A Rua Coberta, por sua vez, vai receber um palco especial, que contará com apresentações artísticas diárias.

Nos finais de semana, é a vez da Parada de Páscoa cruzar a Avenida Borges de Medeiros. Semelhante ao desfile do destino anterior, aqui os personagens interagem com o público, convidando-os para participar da festa. Se você for escolhido, não tenha vergonha e aproveite ao máximo o momento, você certamente não irá se arrepender.

A Trupe de Páscoa também marca presença. Uma equipe de 6 personagens carismáticos cantam e contam histórias que celebram os sentimentos da data. O lado religioso não fica de fora, nos dois últimos domingos do evento a Procissão de Ramos e a Procissão de Passos recriam os últimos momentos de Cristo no centro da cidade.

A principal atração deste ano é o espetáculo inédito “Tito, um coelho atrapalhado”, que terá 14 apresentações, dentro do Palácio dos Festivais. A peça conta a história de Tito, um coelho que fica responsável por encontrar o ovo de ouro, onde está guardada a receita especial do chocolate de sua família. Esta é a única atração paga do evento, com ingressos sendo vendidos a R$ 60,00 reais, diretamente no local.

Páscoa em Gramado

Páscoa em Gramado

Páscoa em Gramado

Páscoa em Gramado

Páscoa em Canela 2019

Canela abraça a sua vertente cultural para celebrar a Páscoa em 2019. A cidade começa a celebrar a data em 6 de abril, até o dia 21. Por lá, uma série de apresentações artísticas estão programadas para ocorrer nos principais pontos da cidade: a Praça João Correia, a Catedral de Pedra e no Estação Campos de Canella, um novo atrativo turístico no centro da cidade.

Além da decoração, que já toma conta das ruas, diariamente você poderá conferir apresentação de teatros de bonecos na praça, que contam de forma lúdica, breves histórias sobre a data.  A parada de Páscoa, por sua vez, acontece todos os finais de semana, as 15 horas, saindo em frente a Catedral de Pedra.

Mas o destaque realmente fica com uma apresentação do Grupo Tholl, no dia 20, preparada especialmente para a data. Assim como o espetáculo Trevas, que une sons e luzes, tendo como plano de fundo a Catedral de Pedra, para proporcionar uma experiência inesquecível! Quer conferir? Então anote aí! Essa apresentação ocorrerá diariamente, em dois horários, às 20:30 e às 21:30.

Deu para sentir o quão especial é a Páscoa na Serra Gaúcha? O pedacinho da Europa no Brasil não decepciona, proporcionando uma experiência inesquecível, seja qual for a sua idade.

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 28 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *