• Menu
  • Menu

5 atrações obrigatórias na Chapada das Mesas

Formações rochosas gigantes definindo a linha do horizonte, cachoeiras e lagoas que parecem ter saído dos contos de fábulas, completando o cenário, os encantos do cerrado brasileiro. Esta é a Chapada das Mesas, um dos destinos que vem chamando a atenção dos turistas brasileiros e do mundo. Para você que está pretendo conhecer a região, selecionamos 5 atrações imperdíveis para conhecer por lá, veja só! 

Atrações obrigatórias na Chapada das Mesas:

Poço Azul

Com um cenário que parece saído diretamente de um filme hollywoodiano, o Poço Azul é uma daquelas paisagens que demora alguns segundos para acreditarmos que é real. As águas cristalinas de tons azulados chegam até a 60 metros de profundidade, mas mesmo assim, é possível ver todos os detalhes do solo no fundo do poço, devido a impressionante transparência da água.

Para deixar a experiência ainda mais incrível, a dica é visitar o local entre setembro e março, período durante o qual o sol atravessa as formações rochosas e ilumina diretamente o poço, aumentando a tonalidade peculiar das águas.

Chapada das Mesas - Poço Azul
Poço Azul (Foto: Andy Spinelli)

Encanto Azul

A cerca de 6 km do Poço Azul, o Encanto Azul é uma espécie de irmão da atração anterior. Aqui, o lago é formado pelas nascentes de água que brotam da montanha. A tonalidade de cor que dá nome ao local é a principal característica da atração, cujo cenário é completado pelos imensos paredões de pedra, criando um visual único e encantador.

Chapada das Mesas - Encanto Azul
Encanto Azul (Foto: Andy Spinelli)

Pedra Caída

Se você acha que única atração do complexo da Pedra Caída é uma formação rochosa, está enganado. O local abriga uma infinidade de atrações e um número ainda maior de paisagens naturais únicas. Para dar uma ideia, é preciso pegar uma carona de carro para chegar em algumas cachoeiras e trilhas. 

São mais de 20 quedas d’água catalogadas, sendo uma das mais famosas a Cachoeira do Santuário, que deságua dentro de um saguão natural de pedra. Quem procura por mais emoção pode curtir a tirolesa, enquanto aqueles que buscam por tranquilidade podem aproveitar a vista através do teleférico. 

Pedra Caída
Complexo da Pedra Caída (Foto: Andy Spinelli)

Portal da Chapada

O Portal da Chapada é uma formação rochosa que emoldura o horizonte, enquadrando em uma única paisagem os Pilares da Chapada e o icônico Morro do Chapéu.

Os madrugadores de plantão têm a oportunidade de apreciar o astro rei surgindo na linha do horizonte e banhando o cerrado com sua luz. Caso você não seja uma pessoa matutina, não há por que se preocupar. Durante a tarde, os tons laranja realçam ainda mais a formação, criando um contraste único com o céu azul.

Portal da Chapada das Mesas
Portal da Chapada (Foto: Andy Spinelli)

Cachoeira de São Romão

Passando o olho rapidamente em alguma foto da Cachoeira de São Romão, os mais desatentos podem acabar confundindo ela com as famosas Cataratas do Iguaçu.  Porém, este espetáculo da natureza conta com um charme especial, que certamente vai conquistar um espaço em seu coração.

O mais bacana da queda d’água, com cerca de 30 metros de altura, é a gruta escondida por trás da cortina líquida, proporcionando um visual (e experiência) único dessa atração natural.

Cachoeira de São Romão
Cachoeira de São Romão (Foto: Andy Spinelli)

Uma coisa é certa, se você for visitar a Chapada das Mesas, prepare-se para voltar com memórias inesquecíveis e o álbum de fotos lotado de paisagens incríveis.

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 28 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *