• Menu
  • Menu
Praia de Pipa/RN

O que fazer em Pipa/RN?

Com um cenário de tirar o fôlego, Pipa, no Rio Grande do Norte, vêm se tornando um dos principais destinos para curtir o litoral brasileiro. Pensando nisso, preparamos este guia com as melhores atividades que você poderá curtir por lá. Confira!

Estando pertinho de Natal, Pipa mantém aquele ar de vila do interior, com calma e tranquilidade, mas contando com boa infraestrutura de hotelaria, culinária internacional e uma agitada vida noturna. Não é a toa que o destino vem atraindo cada vez mais visitantes, brasileiros e estrangeiros.

Assista nosso episódio na Praia de Pipa/RN:

Com opções de passeios para todos os gostos, sempre vai ter algo novo e diferente para descobrir por lá. Para te dar um gostinho do que te espera em Pipa, separamos as 10 melhores atividades para curtir no destino:

1) Praia do Centro

A Praia do Centro é, sem dúvidas, a mais movimentada do destino, por isso acaba sendo uma ótima escolha para começar o seu passeio por lá, pois reúne um pouco de tudo que faz Pipa ser tão especial.

É possível aproveitar tanto o mar, como piscinas naturais, formadas na maré baixa devido aos recifes e pedras que protegem o litoral. Além disso, diversas barraquinhas espalhadas pela região oferecem iguarias deliciosas e pratos típicos simplesmente irresistíveis.

Pipa - Praia do Centro

2) Centro de Pipa

Já que estamos por perto, não podemos deixar de mencionar o centro de Pipa, que chega a ser uma atração por si só.

A charmosa arquitetura do local, combinada com as ruas de paralelepípedos, cria um cenário único, onde é possível encontrar excelentes bares e restaurantes, simpáticas lojinhas e alguns dos principais hotéis da cidade. Porém, é durante a noite que o local mostra seus verdadeiros encantos.

Luzes coloridas preenchem a ruas e os aromas que saem dos restaurantes convidam a vivenciar novas experiências gastronômicas. Quem deseja aproveitar a curtição, é só escolher uma das diversas baladas locais, que contam com festas que vão até o amanhecer.

Pipa - Centro

Pipa - Centro

3) Santuário Ecológico

Saindo do agito e voltando para as atrações naturais de Pipa, o Santuário Ecológico oferece um prato cheio para quem deseja ficar mais próximo da natureza. O local é uma reserva ecológica, que busca recompor a antiga fauna da região, afetada principalmente pelo avanço de madeireiros por lá.

Ao todo são 16 trilhas no meio da mata, para todos os níveis de aventureiros. Enquanto algumas cruzam a mata selvagem, outras adentram grutas a beira-mar e ainda há aquelas que contam com uma vista panorâmica do litoral. Se você estiver com sorte, é possível até mesmo avistar os golfinhos brincando nas águas.

4) Praia do Madeiro

Quase junta ao Santuário Ecológico está a Praia do Madeiro. Favorita dos visitantes, o litoral de mar verde esmeralda com areia branca, conta com águas quentes e calmas, perfeitas para banho e prática de surfe por iniciantes.

Não é à toa que os turistas gostam tanto de lá. É bem comum encontrar pessoas praticando frescobol, jogando uma partida de futebol ou aproveitando um banho de sol. Até mesmo os golfinhos costumam aparecer ali, principalmente nas primeiras horas da manhã.

Pipa - Praia do Madeiro

5) Praia do Amor

Como falamos do surf ali em cima, quem deseja por ondas mais emocionantes, a Praia do Amor é a pedida certa. O nome do local tem uma origem peculiar. A orla da praia forma o contorno de um coração na maré baixa, fazendo deste o local favorito dos apaixonados que visitam Pipa.

No alto do Chapadão, morro que delimita o local, é possível visualizar com clareza o desenho do litoral. A dica, porém, é chegar cedinho no mirante, para apreciar o nascer do sol e se apaixonar ainda mais pelo destino.

Pipa - Praia do Amor

Pipa - Praia do Amor

6) Praia do Curral

A Praia do Curral, popularmente chamada de Baía dos Golfinhos, é uma das mais tranquilas da região. Com poucas barracas por lá, a sensação que se tem é de que o local é praticamente intocado pelo homem.

Claro que as estrelas da casa são os golfinhos, que vivem saltitando e fazendo acrobacias nas águas, encantando os visitantes. Se você deseja chegar mais perto desses mamíferos, é possível alugar um caiaque e se divertir nas águas calmas.

Pipa - Praia do Curral

Pipa - Praia do Curral

Pipa - Praia do Curral

7) Praia de Cacimbinhas

Na Praia de Cacimbinhas, por sua vez, a diversão está no mar, na terra e nos céus. É lá que os “kitesurfistas” praticam suas manobras. Porém, por causa dos ventos intensos e águas profundas, apenas nadadores experientes devem se aventurar mar adentro.

Em terra firme a atração fica por conta do sandboard. Também conhecido como “esqui-bunda”, essa brincadeira é a pedida ideal para momentos de lazer e boas risadas.

Pipa - Praia do Cacimbinhas

8) Lagoa Guaraíras

Não é apenas o mar que oferece atrativos incríveis em Pipa. A Lagoa Guaraíras, com suas águas calmas, conta com longos passeios de barcos, lanchas e canoas. Tours com duração de um dia inteiro, que reúnem um pouco de tudo que a região tem a oferecer.

Sem sombras de dúvidas, o principal atrativo do local acaba sendo o pôr do sol sobre as águas calmas, onde a tonalidade dourada do astro celeste preenche o cenário, criando uma paisagem única e inesquecível. Não deixe de fazer também o passeio de barco Solemio, que oferece um almoço caprichadíssimo e, pra fechar com chave de ouro, faz uma parada para contemplar o pôr-do-sol de dentro da lagoa.

Lagoa Guaraíras

Lagoa Guaraíras

Lagoa Guaraíras

Lagoa Guaraíras - Pipa

9) Tibau do Sul

Na duvida entre praia ou mar? A solução é Tibau do Sul. Pertinho de Pipa, a cidade fica no local onde as águas da Lagoa Guaraíras deságuam no Oceano Atlântico, sendo possível aproveitar o melhor dos dois mundos.

A tranquilidade das águas do litoral, proporcionada pelo muro de contenção que abranda as ondas do mar, faz dela a favorita pelas famílias locais. Você também encontra por lá diversas barraquinhas, que oferecem pratos deliciosos e frutos do mar frescos para você saborear.

Tibau do Sul

Tibau do Sul

10) Barra do Cunhaú

Com um cenário de novela, a Barra do Cunhaú encanta e apaixona. Assim como Tibau do Sul, em Cunhaú é o Rio Curimataú que deságua no mar, proporcionando o ambiente ideal tanto para aqueles que gostam de águas calmas, como para os amantes de Kitesurf, windsurf e, é claro, surfe.

A dica é aproveitar a paisagem espetacular e fazer um passeio de jangada nas águas do rio, com calma, apreciando todos os encantos que, fazem desta, uma das mais belas regiões do Brasil.

Já deu para perceber que Pipa é mais um destino brasileiro imperdível, não é mesmo? Se você ficou com vontade de saber mais sobre o local, não deixe de conferir o nosso roteiro de 3 dias por lá!

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 28 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *