Caribe

Dicas de Tulum, no México: o que fazer e onde se hospedar

Chegou a vez de falar de um dos destinos mais queridos do México: Tulum! Sem os agitos da famosa Cancún, o destino é perfeito para quem deseja aproveitar o mar caribenho com tranquilidade. Se você está pensando em conhecer a região, pegue sua mala e confira nossas dicas de Tulum!

Areia branca, mar azul e… ruínas maias? Acredite, é essa combinação improvável que faz Tulum ser o destino incrível que é. 

A cidade sempre esteve nos roteiros das viagens a Cancún como um passeio adicional, porém, vem ganhando cada vez mais força e já se destaca como um destino imperdível por si só. Se você já está planejando seu passeio por lá, ou só quer saber mais sobre o que te espera no destino, veja só as dicas de Tulum que preparamos para você:

Como chegar em Tulum?

Aqui não tem mistério. Existe uma estrada que liga Cancún e Tulum diretamente. Bem sinalizada e com via dupla, a viagem dura cerca de 2 horas.

Existem três alternativas para realizar o trajeto:

  • Contratar um serviço de transfer: a mais popular. Dessa forma você sai direito do aeroporto de Cancún para a porta de seu hotel em Tulum;
  • Alugar um carro: a mais cara. A grande vantagem aqui é a liberdade que você ganha, pagando a mais por isso.
  • Ônibus: a mais barata. Para quem deseja economizar, ir de ônibus é uma excelente opção. O serviço atende bem a demanda e você certamente chegará a Tulum sem grandes preocupações.

Praias de Tulum

Começamos pelo grande atrativo da região: o mar!

São mais de 10 Km de praia disponíveis para os visitantes. O cenário não fica devendo nada a orla de Cancún e, por este motivo, começou a atrair aqueles que queriam fugir do movimento da cidade turística. Justamente por isso, você pode acabar encontrando alguns locais bem movimentados, como a praia Santa Fé, próxima ao castelo maia (vamos falar mais sobre ele logo mais).

De qualquer forma, este problema é facilmente contornado quando você explora um pouco mais a orla e encontra alguma praia tranquila para relaxar. Esse contraste não chega a ser de todo ruim, afinal, ele abre um leque de opções, que permite a você escolher como deseja aproveitar melhor o seu dia.

Vale lembrar também, que vários hotéis contam com trechos exclusivos do litoral para os hóspedes. Informe-se na hora de fazer a reserva.

Ruínas maias de Tulum

Outra atração que é um grande diferencial de Tulum são as ruínas maias. Sendo o segundo mais famosos sítio arqueológico da região, perdendo apenas para Chichén Itzá, o local abriga as construções dos nobres que viveram por ali entre os séculos VI e XVII.

O grande destaque fica para o El Castillo, que fica no topo de um morro, com uma vista estupenda para o mar do caribe.

El Castillo, em Tulum

Não se esqueça de levar uma roupa de banho. O local conta com uma praia exclusiva para se refrescar. Apenas tome cuidado com o período de desova das tartarugas, pois nessas semanas, o local é fechado para banho.

O sítio arqueológico abre diariamente, das 08:00 às 17:00, sendo o último acesso as 16:30.

Os misteriosos cenotes de Tulum

Quem nos acompanha, já deve ter ouvido falar dos cenotes. Quem está chegando agora pode estar um pouco perdido, mas sem problemas, a gente explica. Cenotes são poços de água doce, geralmente submersos, que oferecem um cenário diferenciado e único para curtir durante a viagem.

Se ficou com vontade de conhecer, saiba que Tulum oferece algumas opções, na verdade, várias, pois são mais de mil cenotes presentes na região. O mais conhecido é, sem dúvidas, o Cenote Azul.

Um dos cenotes de Tulum

Sendo de fácil acesso e de uma beleza única, ele é o mais procurado pelos visitantes. Por ser totalmente aberto, a luz do sol faz com que as águas tenham um tom azul turquesa espetacular.

Agora, se você quer entrar de cabeça nessa aventura, o Chikin Ha é a escolha ideal. O Parque conta com 3 cenotes:

  • X’tabay: aberto e a melhor opção para a prática de snorkle;
  • Chikin Ha: semi aberto, ele conta com um trecho de mergulho bem fácil;
  • Ta’ak Bil-Há: Aqui não é permitido entrar na água, a verdadeira atração do local é o altar de cerimonial maia, que permite ver um pouquinho de como eram as tradições desse povo.

Lembrando que várias agências de viagem oferecem pacotes especiais para conhecer estes e demais cenotes da região. Porém, se o seu espírito aventureiro falar mais alto, a dica é alugar um carro e montar seu próprio roteiro. Só não se esqueça de baixar os mapas do GPS quando estiver no hotel.

Onde se hospedar em Tulum?

Tulum ganhou fama por causa do seu ar rústico e intocado. Ele ainda continua lá, é verdade, mas hoje a cidade já conta com uma excelente rede de hotéis, equipados com todas as comodidades necessárias para curtir a viagem.

Azulik Tulum

Quem procura por agito e diversão, a pedida é reservar a sua hospedagem na Praia Paraíso, o point mais movimentado do destino.

Agora, se o objetivo é uma experiência diferenciada, basta afastar-se um pouco do centro da cidade para encontrar pousadas charmosas e cheias de estilo. Porém, tenha em mente que a infraestrutura destes locais pode não ser tão boa quanto às dos hotéis do centro.

O ideal é encontrar o equilíbrio entre comodidade e experiência que é ideal para você.

E aí, gostou das nossas dicas de Tulum? O que mais você gostaria de saber sobre os destinos em nossos roteiros? Conte para a gente nos comentários!

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 31 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Compartilhar
Publicado por
Andy Spinelli

Posts recentes

Tudo sobre a nova roda gigante da Serra Gaúcha

A nova roda gigante da Serra Gaúcha proporciona um visual incrível para curtir um momento…

3 dias atrás

Tudo sobre a Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa ou Rapa Nui é uma ilha cercada de mistérios e remota,…

4 dias atrás

Tudo sobre Fort Lauderdale

O projeto Check-ins pela Flórida aterrissou em Fort Lauderdale para trazer todos os detalhes sobre…

4 semanas atrás

Tudo sobre The Palm Beaches na Flórida

Como não poderia deixar de ser, Palm Beach é um dos cenários do nosso Projeto…

4 semanas atrás

Tudo sobre o Fazzenda Park Resort

O Fazzenda Park Resort tem uma estrutura encantadora e proporciona uma experiência única. Se você…

2 meses atrás

Tudo sobre o navio Celebrity Ascent

Mergulhe em uma experiência inesquecível a bordo do Celebrity Ascent, o mais novo navio da…

3 meses atrás