• Menu
  • Menu
Costa do Sauípe

Costa do Sauípe: como é se hospedar no resort?

Uma natureza exuberante, praias sensacionais e uma estrutura pensada para atender a toda a família, dos pequenos até os mais velhos. Este cenário dos sonhos de qualquer viajante é realidade na Costa do Sauípe!

Localizado no distrito de Sauípe, a cerca de 76 km de Salvador, este é um complexo turístico que conta com dezenas de atrativos. Após uma repaginação completa nos últimos anos, hoje a estrutura surpreende São piscinas naturais, lagoas, esportes de aventura, apresentações musicais, gastronomia e muito mais!

Costa do Sauípe

O Destinos Imperdíveis teve a oportunidade de se hospedar por lá, e eu conto tudo sobre essa experiência para você!

Como é a estrutura da Costa do Sauípe?

O Costa do Sauípe é um complexo turístico que conta com três resorts incríveis, cada um com suas particularidades. 

O primeiro é o Sauípe Resorts. Este é ideal para quem deseja curtir a vida, deixando as preocupações de lado, tomando bons drinks na beira da piscina. 

O objetivo aqui é oferecer um excelente custo benefício para os visitantes. Com quartos confortáveis, recreação infantil, acesso a quadras esportivas, apresentações artísticas, acesso a quermesse e transfer interno. Aqui você pode até mesmo voltar a ser criança, curtindo a oficina de pipas e palhas disponível para os hóspedes.

Sauípe Resorts
Sauípe Resorts

Seguindo, temos o Sauípe Premium Sol, opção perfeita para quem gosta de alguns mimos. Além das vantagens que mencionei até aqui, este resort também oferece oficina de circo, oficina de drinks, apresentações de música ao vivo e, uma das coisas que eu acho mais bacana, o serviço de garçom na piscina. 

O Sauípe Premium Brisa foi onde ficamos hospedados durante nossa visita. Esta é a alternativa ideal para quem deseja curtir ao máximo tudo que eles oferecem. Aqui você encontra aula de spin e capoeira, xadrez gigante, clínica de tênis individual, pockets shows, área vips nos espetáculos do complexo, serviço de quarto, brinquedoteca com monitor, piscina com borda infinita e ingressos para o Projeto Tamar. 

Premium Brisa
Quarto do Sauípe Premium Brisa

Além disso, quem fica hospedado no Brisa tem acesso às áreas de lazer dos demais hotéis.

Os três hotéis que citei são all inclusive, ou seja, não precisa se preocupar com as refeições. Café da manhã, almoço, janta e até mesmo bar na piscina. Tudo isso está incluso no pacote para você aproveitar.  

Costa do Sauípe
Sobremesas na Costa do Sauípe

Onde comer na Costa do Sauípe?

Hospedar-se na Costa do Sauípe é um prato cheio de sabores e experiências gastronômicas para ninguém colocar defeito. De verdade, não estou exagerando. A equipe investiu em proporcionar um cardápio variado, com opções que vão desde a cozinha regional até pratos internacionais. Tem opções para todos os gostos.

No pacote all inclusive está incluso opções de dar água na boca, como os serviços de cozinha do hotel, o bar na piscina e restaurantes da simpática vila do complexo.

Costa do Sauípe
Restaurante do Premium Brisa

Também há opções que são pagas à parte. São três restaurantes principais, que funcionam no horário da noite, das 19h às 23h, e as reservas podem ser feitas com antecedência. Basta apenas falar com a equipe que eles te ajudam em todo o processo.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os restaurantes?

Baêa

Nenhuma viagem fica completa sem um passeio pelos sabores da região. Sendo assim, não há guia melhor para experimentar a cozinha baiana do que o Baêa. Aqui você encontra pratos tradicionais como o arroz de hauçá, bobó de camarão, moqueca, carne de sol com mandioca, mocotó, rabada, vatapá e mais!

Entretanto, a experiência pela cultura baiana não acaba aí. No local você também pode curtir apresentações de música e dança tradicionais.

Baêa
Baêa

Bendito Frutos

Estando localizado a beira mar, é claro que a Costa do Sauípe instiga aquela vontade de comer frutos do mar. Para saciar ela, a recomendação é visitar o Benditos Frutos. 

O ambiente acolhedor, inspirado na beleza do litoral, convida a experimentar os sabores locais, como camarão, lagosta, marisco entre outros. Eles são servidos em pratos com nomes bastante criativos, como “O Canto da Sereia” e “ A Baía de Todos os Santos”. Certamente o sabor vai ficar em sua memória.

Benditos Frutos
Benditos Frutos

La Villa

Esta é a minha dica para os casais apaixonados. A especialidade do La Villa são seus jantares românticos, oferecidos em um ambiente aconchegante.

Aqui você pode escolher experimentar o cardápio asiático, francês ou mediterrâneo, acompanhado de um bom vinho da casa. As refeições são compostas por couvert, amuse bouche, entradas, principal e sobremesa.

Quem está hospedado no pacote de 7 noites pode experimentar essas delicias de acordo com o hotel onde fez o check-in. No Sauípe Resorts, por exemplo, você terá direito a um jantar temático no pacote All Inclusive. No caso do Sauípe Premium Sol são dois e para quem se hospeda no Sauípe Premium Brisa, são três jantares.

A exceção fica por conta por La Villa, quem fica menos de 7 noites no complexo pode fazer uma reserva aqui, com valor pago a parte.

La Villa
La Villa

Atrações da Costa do Sauípe

Nenhum resort está completo sem suas atrações, e aqui, a Costa do Sauípe mais uma vez surpreende. São tantas opções de atividades que é fácil você passar um dia inteiro dentro do complexo sem perceber as horas passar. 

O ponto mais procurado são, sem dúvidas, as piscinas do complexo. Um local para curtir com segurança e conforto, acompanhado dos drinks do bar. 

Costa do Sauípe
Piscinas do Premium Brisa

A orla exclusiva do complexo também merece sua atenção. Toda a estrutura passou por reformas recentemente, assim você aproveita ao máximo o calçadão, quiosques e quadras esportivas. 

Costa do Sauípe
Orla da Praia

Além disso, a equipe do local dá um show. Ao longo do dia você encontrará uma ampla variedade de atrações para curtir, como a oficina de pipa e palha, ou intervenções artísticas que podem acontecer a qualquer momento. 

Procura um programa mais calmo? Aproveite para dar uma caminhada pela simpática vila dentro do próprio complexo. Aqui você encontra restaurantes e lojinhas de artesanato, oportunidade perfeita para garantir aquela lembrancinha da viagem, além da simpática igreja, um espaço de fé e espiritualidade. 

Ao cair da noite, o centro da vila se transforma no palco para apresentações musicais, onde acontecem shows exclusivos.

Atrações próximas a Costa do Sauípe

A região onde está localizada a costa do Sauípe também está repleta de encantos.

Um desses lugares que fui visitar foi a cidade de Baixio.

Conhecida como o paraíso das lagoas, o lugar é ideal para, bem… ficar de boa.

Trocadilhos à parte, o principal atrativo da cidade são suas três lagoas. 

A primeira é a Verde, que recebeu este nome devido ao tom esmeralda das suas águas cristalinas, onde é possível mergulhar e ver de perto toda a beleza da vida subaquática do local.

A Lagoa da Panela é a mais procurada por quem busca por mais emoção. É bem comum ver o pessoal por aqui praticando com caiaque, staddle up paddle ou apenas relaxando nos pedalinhos.

Baixio

A Lagoa Azul foi outra que recebeu seu nome devido a cor de suas águas na época que foi descoberta. Depois de uma grande seca, a água no local perdeu essa tonalidade, mas ainda assim, sendo a lagoa mais afastada, este é um excelente espaço para curtir a natureza com calma e tranquilidade. 

Baixio

Outro destino perto da Costa do Sauípe que eu visitei foi a Praia do Forte

Esta simpática vila fica a pouco mais de uma hora de viagem. Com cerca de 2 mil moradores, aqui você encontrará cenários únicos, com aquele típico ar de povoado litorâneo.

Praia do Forte
Praia do Forte

O principal atrativo da região é o Projeto Tamar (inclusive, que se hospeda no Sauípe Premium Brisa ganha ingressos para curtir o local), por lá é possível conhecer mais sobre a preservação das tartarugas marinhas, além de poder ver elas ao vivo.

Projeto Tamar
Projeto TAMAR

Entretanto, a Praia do Forte reserva mais atrações para os seus visitantes. No destino, tive a oportunidade de fazer o passeio de lancha, voar de parasail (aquele voo onde você é puxado por uma lancha, recomendo para quem está com o espírito de aventura afiado!), curtir um passeio de quadriciclo até as ruínas do Castelo Garcia D’Ávila, e conferir todo o encanto da natureza na Reserva de Sapiranga. 

Parasail na Praia do Forte
Parasail na Praia do Forte

Sem dúvidas, vale a pena estender o passeio para conferir estes dois destinos.

Como chegar na Costa do Sauípe

Costa do Sauípe fica a cerca de 1 hora de distância do Aeroporto de Salvador, sendo este a melhor opção para você na hora de planejar sua viagem. 

Saindo da capital você pode escolher utilizar os serviços de transfer (é bem fácil conseguir um, mas recomendo reservar com antecedência para garantir preços melhores), ou alugar um carro. Eu preferi a segunda opção, dessa forma tinha a liberdade para explorar a região e conferir locais como os dois destinos que citei acima.

Mesmo assim, recomendo muito o serviço de uma agência de turismo regional para te auxiliar durante o processo. Eu contei com o apoio da Grou Turismo, que me deu todo o suporte e apoio, oferecendo dicas de passeios e garantindo que tudo corresse bem.

Na hora de alugar o carro contei com os serviços da Localiza. Eles são especialistas no assunto, oferecendo veículos de qualidade, com todo o conforto e segurança. Se você ainda não conhece, recomendo bastante o serviço. Você pode conferir todas as informações clicando aqui.

O que levar na mala?

Costa do Sauípe é um destino litorâneo, localizado em meio a espetacular natureza da Bahia. Isso diz bastante sobre o que levar na mala. 

Roupas de banhos e peças leves como bermudas, shorts, regatas e camisetas certamente vão ocupar o maior espaço da sua bagagem. 

Ao cair da noite, a brisa do mar deixa as temperaturas um pouco mais baixas, então se você tem problemas com o frio, recomendo um casaco leve.

Agora o mais importante e que não pode faltar é o protetor solar e repelentes de insetos. Tenha eles sempre a disposição, afinal, você não vai querer perder algum dia da viagem por este lugar incrível por que se queimou no dia anterior. 

Outra dica fundamental é levar calçados confortáveis. A natureza da região merece ser explorada através das lagoas e trilhas, então tenha certeza de estar preparado. 

Melhor período para visitar?

Costa do Sauípe tem uma particularidade bem curiosa. Aqui não existe baixa temporada!

As temperaturas ao longo do ano sempre ficam na casa dos 26°C, raramente passando dos 31°C ou ficando menores que 20°C. 

O local geralmente fica mais movimentado no verão, durante as festas de final de ano e carnaval. Além disso, as semanas com feriados também costumam atrair mais pessoas. 

Costa do Sauípe
Costa do Sauípe

O período de chuvas é entre abril e julho, porém as precipitações não costumam se prolongar e, com a infinidade de atrativos por aqui, você nem percebe as horas passar nos dias cinzas. 

Outro fator que você pode levar em consideração na hora de planejar sua viagem é a vida marinha. Isso mesmo! De julho a novembro é a época onde as baleias-jubarte costumam fazer suas aparições no litoral baiano. Já entre setembro à março, há a desova e nascimento das tartarugas marinhas. Um espetáculo natural belíssimo, porém vale destacar que alguns locais da orla do estado podem ser fechados para preservação.

Muito além de um complexo de resorts, a Costa do Sauípe é um verdadeiro destino, com inúmeras atrações e atividades para você curtir em todos os momentos. Não importa quanto tempo você fique lá, tenho a certeza que você vai sair com aquele gostinho de quero mais. 

Se você ficou com vontade de viver essa experiência, não deixe de conferir o site oficial deles e, quem sabe, já não garante aquele pacote para viver férias inesquecíveis?

Andy Spinelli

Formado em Publicidade e pós-graduado em Marketing, descobriu o gosto por viajar em 2009, após fazer um curso de Planejamento Estratégico na Califórnia. De lá pra cá, transformou a vida em uma partida de War e já conquistou 28 países. Além do Destinos Imperdíveis, tem uma agência digital, a 2be!creative, e uma produtora de conteúdo de viagem, o 3em3.

Ver outros posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *